Reator a gás de alta temperatura mostrou seu verdadeiro caráter

O seguinte é do editorial do Sankei Shimbun em 2/4.
Este editorial também prova que o jornal mais decente agora é o Sankei Shimbun, leitura obrigatória para os japoneses e para o mundo.
Enfatizo o texto além do título.
Reator a gás de alta temperatura mostrou seu verdadeiro caráter
Foi demonstrado que a segurança do reator não pode ser derretida mesmo se a perda total de energia for encontrada.
Ele resulta de um teste conjunto internacional realizado pela Agência de Energia Atômica do Japão em 28 de janeiro no reator de gás de alta temperatura “HTTR” (produção de calor 30.000 kW, Oarai Town, Ibaraki Prefecture).
O experimento foi realizado em condições adversas equivalentes à perda de potência total, que foi criada pela interrupção da circulação de refrigerante e gás hélio.
A reação do HTTR foi boa.
Somente com a função de segurança exclusiva do reator de gás de alta temperatura, o reator foi desligado automaticamente sem o uso de hastes de controle, e o resfriamento natural do núcleo prosseguiu.
No acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi da TEPCO, o núcleo derreteu devido à perda de todas as fontes de energia e uma grande área foi contaminada com radioatividade.
No entanto, mesmo que o mesmo acidente da usina nuclear de Fukushima Daiichi seja encontrado no reator de gás de alta temperatura, tal situação não ocorre.
Foi reconfirmado não apenas em teoria, mas também em testes usando HTTR.
O desenvolvimento de reatores a gás de alta temperatura no Japão está na vanguarda do mundo.
A China também está desenvolvendo outro tipo de reator a gás de alta temperatura, mas o HTTR é o primeiro no mundo a realizar esse nível de teste de verificação de segurança.
Foi realizado como um projeto conjunto com a Agência de Energia Nuclear (OCDE/NEA) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Em março, a potência do reator será aumentada de 30% para 100%, e o próximo teste de verificação será realizado.
O plano é aumentar os dados e tornar o reator de gás de alta temperatura amplamente reconhecido no país e no exterior como livre de acidentes significativos.
Além disso, a JAEA começará a projetar uma instalação de produção de hidrogênio que utiliza a alta temperatura do HTTR, próxima de 1.000 graus Celsius, a partir do 4º ano de Reiwa.
O plano é primeiro produzir hidrogênio a partir do gás natural e depois usar iodo, enxofre e água no próximo estágio para produzir hidrogênio em massa sem produzir dióxido de carbono.
É a melhor fonte de energia descarbonizada porque obtém hidrogênio verde enquanto gera eletricidade em um reator a gás de alta temperatura na fase experimental.
Além disso, o reator de gás de alta temperatura também pode absorver flutuações de produção, uma fraqueza fatal das energias renováveis, como a geração de energia solar.
Portanto, pode reduzir a proporção de geração de energia térmica.
Embora a geração de energia nuclear convencional seja altamente conveniente, há preocupações sobre o perigo no caso de um acidente grave, que é uma das causas dos atrasos no reinício das operações no Japão.
Sob tais circunstâncias, demonstrou a segurança de época do reator de gás de alta temperatura.
Espera-se que o governo fortaleça seu foco na aceleração do desenvolvimento de HTGRs para reatores comerciais.
Deve também conduzir ao desenvolvimento dos recursos humanos no domínio nuclear.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

CAPTCHA


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Previous article

高溫氣體反應堆顯露本色