nenhum dos alunos sabia disso
O seguinte é da coluna serial do Sr. Masayuki Takayama, que traz o Shincho semanal lançado ontem a uma conclusão bem sucedida.
Este artigo também prova que ele é um jornalista único no mundo do pós-guerra.
Este artigo é uma leitura obrigatória para o povo japonês e pessoas em todo o mundo.
Pearl Harbor de Putin
História e Estratégia” de Yonosuke Nagai diz que o erro humano e a arrogância foram fatores que levaram à última guerra.
No entanto, todos eles foram cometidos apenas do lado japonês.
Por exemplo, ele diz que teorias da conspiração como a de Roosevelt (FDR) montando o Japão são “um produto do complexo do pós-guerra contra os Estados Unidos”.
Não houve culpa do lado anglo-americano.
“Se tanto os líderes políticos quanto a opinião pública fossem um pouco mais sábios, teria evitado o anterior”, continuou ele.
A única coisa que pode ler é que a guerra resultou da arrogância dos tolos líderes políticos do Japão.
Mas a história mostra que Fumimaro Konoe pediu repetidamente uma reunião de cúpula, e FDR continuou a ignorá-lo.
Além disso, ele deliberadamente mudou a base da Frota do Pacífico dos EUA na Costa Oeste para Pearl Harbor durante esse período.
Os japoneses atacaram, e nem mesmo os combatentes de socorro conseguiram chegar à área.
FDR também disse a Churchill que havia decifrado o código japonês e que, com ele, “os japoneses estavam indo para o sul”, e os britânicos passaram um ano construindo linhas de fortificação em Kowloon e na Malásia.
Até mesmo o navio de guerra mais poderoso, o Prince of Wales, esperava Pearl Harbor no porto de Cingapura.
FDR estava mais motivado do que sua Guarda Imperial.
O que restou foi a opinião pública. Os EUA tinham um comitê de relações públicas (CPI) como uma agência de manipulação da opinião pública.
Uma organização de representantes do governo, militares e jornais foi criada secretamente para entrar nos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial e desempenhou seu papel de forma brilhante.
A organização sobreviveu à guerra.
Seu objetivo era expulsar o Japão da China.
A organização tinha uma guerra anti-japonesa acontecendo lá, e a mídia dos EUA, incluindo a revista Time, promoveu o movimento anti-japonês.
Após o segundo Incidente de Xangai, quando a concessão japonesa foi atacada unilateralmente, pesquisas de opinião pública mostraram que 76% dos entrevistados eram pró-China e 1% eram pró-Japão, uma grande diferença que parecia uma piada.
Quando “o Japão é o culpado, não importa o que aconteça”, FDR fez seu discurso de isolamento “O Japão é o mofo”.
Ao contrário do discurso de Takashi, pode-se ver que a nação está fazendo todos os esforços na guerra.
Nagai também culpa a ocupação japonesa da França e da Índia por “irritar os EUA”, o que também é estranho.
No auge da Guerra Sino-Japonesa, os EUA enviaram suprimentos militares ao governo de Chiang Kai-shek em Chongqing pela porta dos fundos.
O lado japonês entrou no país com o consentimento do governo francês para cortar a rota de ajuda militar do governo de Chiang Kai-shek.
Não havia nada de ilegal nisso.
No entanto, FDR não poderia tolerar tal embargo, então ele impôs violentamente um embargo de petróleo contra o Japão.
Além disso, durante o mesmo período, os EUA enviaram tropas e ocuparam a Islândia, território dinamarquês, embora os EUA ainda não tivessem entrado na guerra.
Se a Alemanha tomar esta ilha por causa da queda da Dinamarca, colocará imediatamente em risco a navegação dos navios atlânticos.
Entendo isso, mas isso não significa que países não-combatentes possam enviar suas tropas e ocupar militarmente países terceiros.
Nagai não vê nenhuma violação do direito internacional pelos militares dos EUA.
Ele diz que o avanço dos militares japoneses, que o governo francês aprovou, “irritou muito os EUA”, como se fosse um grande erro.
Tal tormento incessante dos EUA motivou os japoneses a atacar Pearl Harbor, localizado em uma ilha isolada no meio do oceano.
Decifrou os códigos.
48 horas antes do ataque surpresa, os porta-aviões USS Yorktown e USS Lexington, bem como uma frota de novos cruzadores, desapareceram nas sombras da noite.
Tudo o que restava era o encouraçado Utah, que seria afundado como navio alvo no próximo exercício, e outros navios antigos.
FDR, que havia estabelecido o Japão tão bem, declarou guerra ao “Japão sorrateiro” tentando não rir, e o país inteiro irrompeu em um coro de condenação ao Japão, liderado pela CPI.
Há uma história decente no livro de Takashi.
Quando estudantes japoneses da Universidade de Harvard falaram sobre o embargo de petróleo de FDR contra o Japão, nenhum dos estudantes sabia disso.
Eles disseram que entendiam por que o Japão começou a guerra pela primeira vez.
Claro, ninguém sabia sobre o Hull Note.
A verdade é ocultada pela retenção de informações e um coro de acusações; era sua forma de guerra.
Putin invadiu a Ucrânia. É engolido pela crítica internacional dominante. No entanto, é estranho que Putin nunca tenha conseguido chegar lá. Gostaria de saber se também é uma versão da OTAN do Hull Note que o mundo não conhece.