o espírito do Partido Liberal Democrata, que Takaichi lhes mostrou brevemente
O seguinte é de um artigo na edição de janeiro da WiLL, uma revista mensal, publicada em 26 de novembro, intitulada “Irreverente Komeito! Eles esmagaram o PIB do orçamento de defesa de Sanae Takaichi de 2%.
É de uma conversa única entre Masayuki Takayama, o único jornalista do pós-guerra, e Rui Abiru, redator editorial do Sankei Shimbun, um dos melhores jornalistas do mundo.
É uma leitura obrigatória para o povo japonês e pessoas em todo o mundo.
Revisão constitucional, resolução de condenação contra a China, cota de gastos de defesa de 2%
O Komeito, um arraso no LDP, é necessário, não é mesmo!
A ênfase no texto, exceto no título, é minha.
O seguinte é uma continuação de “O LDP tinha Takaichi.
Os limites da política Kochukai
Takayama
Tanto os jornais quanto a NHK sentiram muita falta da história. Uma das principais razões para sua omissão foi provavelmente sua antipatia pelo Partido Comunista, mas eles também não conseguiam ver a vontade do povo.
Os eleitores queriam manter o espírito do Partido Liberal Democrata, que Takaichi lhes mostrara brevemente.
Essa era a vontade do povo.
É por isso que pensei que o governo Kishida, que venceu as eleições gerais, continuaria a empurrar Takaichi para a frente, mas eu estava errado.
Olhando para a programação do segundo gabinete Kishida, me sinto desconfortável.
Takaichi ainda está no círculo íntimo do partido.
Toshimitsu Motegi foi nomeado para substituir Akira Amari como secretário-geral.
O pró-China Yoshimasa Hayashi preencheu o cargo vago de ministro das Relações Exteriores.
Esses compromissos não têm a frescura e a frescura de Takaichi.
Tenho certeza de que muitos eleitores inclinaram a cabeça e pensaram: “Ah, é apenas o “LDP que não pode se posicionar” voltando.
Abiru
Sinto a mesma inquietação.
O ministro das Relações Exteriores Hayashi é uma pessoa cautelosa, então não acho que ele dirá ou fará algo tão extremo que as pessoas digam: “Olha, ele é pró-China.
No entanto, ele atuou como presidente da Dieta da Amizade Japão-China por duas gerações consecutivas. Ele expressou seu apoio ao plano “Um Cinturão, Uma Rota” da China, uma vasta zona econômica, e à visita de Xi Jinping ao Japão como convidado de Estado.
Em vez do próprio Sr. Hayashi, eu me pergunto se o primeiro-ministro Kishida é de alguma forma responsável por nomear o Sr. Hayashi.
Takayama
A nomeação de Hayashi como ministro das Relações Exteriores pode ser vista como falta de bom senso internacional.
Terá um impacto nas relações Japão-EUA e Japão-Taiwan.
Abiru
O primeiro-ministro Kishida diz: “O ministro Hayashi estudou nos EUA e é um americano experiente”, mas não há dúvida de que ele também é um “chinês experiente”.
Como isso parece para os Estados Unidos, mostrando disposição para combater forças totalitárias como China e Rússia?
E como a China reagirá a isso?
Takayama
O ano de 2022 marca o 50º aniversário da normalização das relações diplomáticas entre o Japão e a China. Existe a preocupação de que a visita de Xi Jinping ao Japão como convidado de Estado possa ressurgir?
Abiru
No entanto, Xi Jinping se absteve de viajar para fora do Japão devido ao desastre da coroa, e há rumores de que ele tem medo de ser assassinado.
Além disso, é improvável que o sentimento público japonês esteja em um clima de boas-vindas agora que os problemas da China estão em erupção em todo o mundo.
A administração Kishida pode terminar em um piscar de olhos se prosseguir com a visita, então a possibilidade de uma visita de Estado ao Japão é improvável.
Takayama
De acordo com uma pesquisa conjunta realizada por Asahi e o Laboratório Taniguchi da Universidade de Tóquio, “muitos dos candidatos de cada partido na eleição da câmara baixa não se sentem amigáveis com a China” (Asahi Shimbun, 29 de outubro de 2021).
Em uma pesquisa geral, 90,9% dos entrevistados disseram que sua impressão da China “não era boa” (Pesquisa de Opinião Pública Conjunta Japão-China, lançada em 20 de outubro de 2021), superior à da Coréia.
Abiru
Enquanto isso, os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim estão programados para fevereiro de 2022. Uma grande decisão terá que ser tomada sobre se as autoridades do governo boicotarão ou não a participação na cerimônia de abertura.
Takayama
Talvez como um quid pro quo pela nomeação de Hayashi, o ex-ministro da Defesa, Gen Nakatani, foi nomeado ministro assistente para os direitos humanos.
Abiru
O Sr. Nakatani tem trabalhado diligentemente em questões de direitos humanos, inclusive estabelecendo a Liga dos Membros da Dieta Não-partidária para a Diplomacia dos Direitos Humanos.
Por outro lado, em julho, o ex-secretário-chefe do Gabinete Yohei Kono foi convidado como palestrante na LDP Central Graduate School of Politics, onde o próprio Nakatani atuou como diretor.
O Sr. Kono é o chefe da facção pró-China, o criador da Declaração de Kono e aquele que enviou um telegrama de congratulações ao Partido Comunista Chinês em seu 100º aniversário, o partido responsável pela supressão dos direitos humanos.
Takayama
Em 2015, Hajime Funada, o principal secretário do partido no poder (Partido Democrático Liberal) para o Comitê de Revisão Constitucional da Câmara dos Representantesves, recomendou Yasuo Hasebe da Universidade Waseda como testemunha ao Comitê de Revisão Constitucional.
Hasebe, um constitucionalista sob a tutela de Asahi, tornou-se um grande problema dentro do LDP quando declarou que o exercício do direito de legítima defesa coletiva era inconstitucional.
Nakatani está fazendo a mesma coisa.
Abiru
O Sr. Nakatani chama a si mesmo de “liberal”, mas não é muito sábio em relação à situação atual.
Quando escrevi em minha coluna Sankei “Kyokugen Gomen” (11 de novembro) que “o Sr. Nakatani pode precisar de um assistente encarregado de questões de conscientização histórica”, recebi uma mensagem diretamente do Sr. Nakatani em um e-mail de um colega repórter para o efeito de “Vou manter isso em mente” (risos).
Takayama
Você não sabe o quão sério eles são. Não acho que Hayashi e Nakatani tomarão uma posição forte contra a China.
Abiru
Essa preocupação continua latente. Um político veterano disse: “Podemos ver os limites da política do Kochi Kai.
Este artigo continua.