No entanto, este foi um movimento irracional desde o início.
O seguinte é o capítulo que enviei em 30 de setembro de 2021.
O seguinte é da coluna regular do Sr. Sekihei, China Watch, que apareceu no Sankei Shimbun de hoje.
É uma leitura obrigatória para o povo japonês e pessoas ao redor do mundo.
O grande erro de cálculo do “TPP Membership Application”
Em 16 de setembro, o governo chinês anunciou repentinamente que se inscreveria para ingressar na Parceria Transpacífico (TPP).
No entanto, este foi um movimento irracional desde o início.
Por exemplo, o acordo TPP tem uma “cláusula de empresa estatal” que proíbe os países membros de fornecer ajuda a empresas estatais domésticas.
No entanto, a China nunca deixou de ajudar as empresas estatais. Especialmente desde que o governo Xi Jinping chegou ao poder, vem intensificando seus esforços para alavancar as empresas estatais sob sua política de torná-las maiores e mais fortes.
Para que um novo país candidato entre no TPP, todos os países membros devem chegar a um acordo.
No entanto, a China vem causando atrito comercial com os países membros do TPP desde o ano passado, impondo sanções violentas à Austrália.
Será difícil para a China obter o consentimento da Austrália em futuras negociações para ingressar no TPP.
No entanto, o governo Xi criou obstáculos para a adesão da China ao TPP.
Desta forma, podemos ver que o pedido da China para aderir ao TPP é um pouco negligente.
O pano de fundo para a decisão da China de solicitar a adesão neste momento é provavelmente o fato de que o Tratado de Investimento UE-China acordado com a União Europeia no final do ano passado está enfrentando dificuldades devido ao congelamento da ratificação pelo Parlamento Europeu, a formação de uma parceria “quádrupla” com a China pelo Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia, e o surgimento de uma aliança entre os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália para conter a China.
Em outras palavras, para romper a rede de cerco em torno da China na região do Indo-Pacífico, a China jogou apressadamente a carta de “solicitar adesão ao TPP” como uma medida de última hora.
Tal medida paliativa, pelo contrário, levou a uma situação indesejada para a China.
Em 22 de setembro, inspirado pela solicitação da China, Taiwan solicitou formalmente a adesão ao TPP.
A “corrida para se juntar ao TPP” entre a China e Taiwan começará, e Taiwan terá a vantagem.
Taiwan, que tem uma economia de mercado completa, não tem um “problema de empresa estatal”. Suas relações com os países membros do TPP são geralmente boas, sem atritos comerciais.
O fato de o Japão, presidente do TPP deste ano, ter sido o primeiro a anunciar que “daria as boas-vindas” à candidatura de Taiwan também deve ser um vento favorável para Taiwan.
Em um futuro não muito distante, há uma boa chance de que Taiwan se junte ao TPP antes da China, o que naturalmente seria um golpe para a China.
Se Taiwan aderir ao TPP antes da China, isso destruiria a reputação do governo Xi e criaria um problema significativo para a China.
Se Taiwan se tornar membro do TPP antes da China, a China se encontrará na posição nada invejável de implorar e implorar a Taiwan para obter seu consentimento para ingressar no novo TPP. Por outro lado, a adesão ao TPP aumentará o status internacional de Taiwan.
Além disso, a adesão de Taiwan ao TPP, uma zona de livre comércio que inclui todos os principais países do Pacífico, tornará mais difícil para o governo Xi lançar sua “guerra contra Taiwan”.
Qualquer ação militar contra Taiwan provocaria forte oposição da comunidade regional e internacional para destruir o círculo de livre comércio e prejudicar todos os países membros.
Dessa forma, o pedido de adesão da China ao TPP, que foi feito para romper o cerco à China, levou ao pedido de adesão de Taiwan ao TPP, o que, por sua vez, colocou a própria China em uma posição ainda mais difícil.
Parece ser o destino do recente governo Xi Jinping que tudo o que faz, tanto internamente quanto externamente, sai pela culatra.
E da perspectiva do mundo livre, incluindo o Japão, acolher Taiwan como membro do TPP seria a melhor maneira de manter a paz e a estabilidade de longo prazo no Estreito de Taiwan.