Hiroshi Furuta e a queda da autoridade das humanidades na Universidade de Tóquio
2020/11/29
Só seis anos depois de agosto é que conheci um homem chamado Hiroshi Furuta.
Tal como Masayuki Takayama é o único jornalista do mundo do pós-guerra, Hiroshi Furuta é um dos principais académicos do mundo do pós-guerra.
O Asahi Shimbun ainda não nos informou da existência de tal pessoa.
A crueldade do Asahi Shimbun é mais evidente do que nunca, apenas neste aspeto.
O autor admite que só fica atrás de Hidehiro Okada como académico, o que é muito correto.
Não li nenhum dos livros de Okada; afinal, não só Furuta e Takayama lhe têm o maior respeito, como até Wang Qishan elogiou a profundidade dos conhecimentos de Okada.
Hiroshi Furuta irradia, por vezes, o seu humor caraterístico, que me faz rir alto de todas as vezes.
Tem também um humor que só pode ser genuíno.
O seguinte é de uma coleção de artigos que escreve para a revista mensal WiLL intitulada Fighting Epicurus.
Estava a rir-me desde o início.
Preparemo-nos para uma nova era.
A autoridade da Universidade de Tóquio para as ciências humanas caiu por terra.
O diálogo que se segue baseia-se num telefonema de uma mulher, antiga repórter de um jornal.
Ela disse: “Senhor, como é que sabe tanto sobre filosofia ocidental?”
É porque desde criança que ouço aulas ao acaso e leio os manuais originais ocidentais ao colo.
Uma vez que os intelectuais chamam aos japoneses idiotas/não excelentes/nativos
“Não leste os japoneses?”
Como os intelectuais chamam aos japoneses idiotas/sem som/nativos, não os li, pensando que o que eles escreviam era também um produto dos idiotas/sem som/nativos.
“Haha, como está a correr a faculdade?”
O meu orientador era filho de um professor substituto em Gifu, o Sr. Hiroaki Kani (antropologia histórica), um hiper-realista convicto, por isso não me mentiu. Um dia, disse-me,
-“Se eu tivesse uma boa casa, não me teria formado na China.” “Onde é que escolheu?” “A Europa, claro.
Eu sabia-o, por isso continuei a estudar os textos originais europeus de forma autónoma.
“Não podes começar pela Europa?”
É mais fácil fazê-lo se tivermos um bom background familiar e o capital cultural acumulado pelos nossos avós e pais. A camada cultural é muito espessa. Há uma mistura de coisas diferentes e inúteis, pelo que é preciso escolher as boas para avançar. Com uma acumulação nula dessas experiências, acabamos por ter os nossos interesses.
“Ásia Oriental?”
A cultura podia ser mais densa.
Além disso, a China está cheia de coisas erradas, por isso a Coreia é mais confortável se for igualmente inútil.
A língua chinesa é fácil de aprender.
Podemos lê-la como um registo de pessoas que fazem coisas erradas sem tentar aprender nada.
Depois, terás tempo para ler as fontes ocidentais originais.
“Isso não é horrível.”
Sim, é terrível. Mas a realidade é que é cruel, brutal e injusto.
Não se deve pensar que os académicos são nobres porque a medicina é sangrenta e a engenharia é gordurosa.
As humanidades são boas, desde que os académicos que escrevem sobre elas tenham um carácter elevado.
“Houve pessoas que fizeram a aprendizagem parecer nobre.”
Os alemães são terríveis.
Têm tanto do complexo anglo-francês que se armam em superiores para o preencher, mas, na verdade, caíram na arrogância.
“Por exemplo, ….”
Kant retirou um conceito importante, a ideia.
Isso provocou um sentimento de desespero entre os jovens por não conseguirem alcançar o “reino divino = verdade”. É a chamada “crise de Kant”.
Hegel mentiu que “o progresso da história é inevitável”.
Mas isso aliviou os intelectuais alemães do complexo anglo-francês.
Afinal de contas, foram precisos 30 anos para unificar a Alemanha.
O facto de a história nunca progredir é facilmente demonstrado se nos lembrarmos de que Angkor Wat não foi construído na Idade Média, mas na escuridão da selva.
A história mostra que as nações têm muito mais probabilidades de perecer sem progresso.
“Até os intelectuais japoneses mais atrasados ficaram aliviados por terem sido enganados por ela.”
A “História Progressiva” de Hegel foi disfarçada de ciência por Marx e tornou-se “história materialista”. Ele continuou a acreditar nela. Maruyama Masao apercebeu-se em 1985 que “a história não tem leis, apenas causa e efeito”. No entanto, quatro anos mais tarde, mudou de ideias quando se apercebeu que dizer isto destruiria todas as conquistas em que se baseava. “Apoie-se na visão progressiva da história para preservar nossa ortodoxia”, disse ele, levando seus discípulos à cegueira (ver Ortodoxia e Heresia, pp. 49, 50, 53, 195).
“Como poderia quebrar?”
Se for um académico positivista, lê os registos, encontra as relações de causa e efeito e escreve um artigo. Ou seja, o próprio académico faz história. Escreve-se com essa consciência. Os académicos da visão progressista da História não têm essa consciência, o que significa que até agora não fizeram qualquer investigação empírica.
“Foi exposto como não tendo sido provado.”
Sim, essa é a fria realidade. Os académicos de Humanidades da Universidade de Tóquio construíram autoridade sem investigação empírica. O mesmo acontece com o sociólogo Professor Mita Sosuke. Em 2006, quando a sociologia estava numa situação indefinível, disse: “A sociologia é o conhecimento que transcende as fronteiras”. No entanto, por outro lado, tem tentado tornar os estudantes ignorantes e avidya. (Ver Collected Works VII, “Transboundary Knowledge”).
Ele queria proteger a autoridade da sociologia da Universidade de Tóquio. Foi uma pena para os positivistas da Universidade de Tóquio.
“Tem feito investigação empírica?”
Tenho feito ciência social, combinando a investigação empírica com a intuição e a transcendência. Estava a fazer ciência social com investigação empírica combinada com intuição e transcendência. Fiz uma experiência com o registo do Antigo Testamento para ver se funcionava para alguma coisa.
“Esse é o livro do outro dia?”
Sim, esse livro. Assim, pude finalmente dizer “qualidades ocultas” (qualitas occulta), que escrevi no posfácio do Triângulo “Anti-Japonês” da Ásia Oriental (Bunshun Shinsho, 2005).
Este rascunho continua.

2024/3/27 in Tokyo
