Carta a Richard Levin, presidente de Yale — O declínio económico do Japão e «A mesa giratória da civilização»
2024/03/24
Senhor Levin, o governo do seu país colocou-se no caminho desta nova via japonesa.
Nasci no Japão como uma pessoa dotada de talento e nasci para escrever um excelente livro que constitua o auge do pensamento posterior à Segunda Guerra Mundial.
Tenho algumas perguntas sobre o artigo que publicou na Newsweek, intitulado «Porque é que a China não é um novo Japão».
Escreveu que o Japão não conseguiu superar a revolução das tecnologias da informação da década de 1990 e que os Estados Unidos o ultrapassaram de forma esmagadora graças a software de alta qualidade e a tecnologias avançadas de comunicação.
Que o Japão ficou para trás na inovação tecnológica e entrou numa recessão de quinze anos.
Esta é uma tese aceite em todo o mundo, mesmo no Japão.
Antes de lhe mostrar que essa tese está errada, vou apresentar-me em dez frases.
Eu seguia o percurso da superelite japonesa, mas Deus nunca fez de mim alguém integrado no sistema.
Se tivesse passado a fazer parte do sistema, não teria tido tempo para escrever um livro.
O meu professor disse que eu teria de me tornar um apoio para a Universidade de Quioto.
[A expressão «um ombro amigo» no texto anexado corresponde a «um apoio em que se pode confiar», mas a relação concreta com a Universidade de Quioto não é clara.]
Os meus colegas de turma esperavam que um dia me tornasse um grande escritor.
Primeiro, Deus deu-me uma família infeliz.
Como na juventude possuía uma sensibilidade delicada, passei uma infância e uma juventude infelizes.
Como disse Friedrich Engels, ele aprendeu a sua filosofia em casa, não na escola.
Também eu aprendi, através da minha família, a verdade sobre o nosso país.
Dei três murros na cara do meu pai.
Foi um incidente, mas também uma necessidade.
O meu pai não resistiu e disse-me: «Esta é a minha casa, por isso vai-te embora».
Não era digno de ser pai nem chefe de família, mas os filhos tinham razão.
Assim, deixei a minha casa e passei a viver fora do sistema, longe da vida que me tinha sido prometida dentro dele como membro da elite.
Depois, inesperadamente, trabalhei durante trinta anos no sector imobiliário, numa das maiores empresas de mediação imobiliária de Osaka.
Por isso, conhecia há quinze anos as verdadeiras causas da recessão japonesa.
Pois bem.
Dois erros provocaram esta recessão.
Um foi o erro do governo de 1 de abril de 1990.
No início desse ano, os preços dos imóveis tinham começado a baixar, ou seja, a bolha já tinha terminado, mas o governo notificou todos os bancos e interrompeu o fluxo de dinheiro para as empresas imobiliárias e de construção.
Por isso, empresas de todos os tipos, incluindo grandes empresas, foram rapidamente à falência.
O outro foi o jornalismo japonês.
Defino-o como um jornalismo camponês que enganou as pessoas em 1991 ou 1992.
Na altura, era necessário disponibilizar dez biliões de ienes para resolver o problema das empresas de construção de habitações.
É claro que o primeiro-ministro Miyazawa sabia isso muito bem.
Mas começaram a clamar em coro que não se deviam desperdiçar, em benefício dos bancos e das empresas imobiliárias, os impostos pagos com o suor do rosto.
Como resultado, só foram destinados oito mil milhões de ienes a este problema.
Durante estes quinze anos, o governo aplicou o dinheiro dos nossos impostos nos bancos e nas grandes empresas.
[O montante no texto anexado é «um trilião de ienes».
Na escala longa normalmente utilizada no português europeu, corresponde a 10¹⁸ ienes, mas pode ter havido uma confusão de ordens de grandeza durante a tradução, pelo que o montante pretendido não é claro.]
No entanto, até hoje não disseram nada sobre isso.
É o mesmo que aconteceu há sessenta anos.
Embora tenham enganado o povo japonês durante a guerra, nunca pediram desculpa oficialmente.
Tenciono esclarecer plenamente esta questão no meu livro.
Não são capazes de reconhecer os seus próprios erros.
Mas, mesmo que isso nos desagrade, não faz sentido limitar-nos a dizer-lhes isso.
Como conheço as verdadeiras causas, tenho de lhas comunicar.
Escreveu que o Japão não conseguiu superar a revolução informática da década de 1990.
Isso não é verdade.
A verdade é a seguinte.
Em 1984, o professor Ken Sakamura concluiu os seus estudos na Universidade de Keio e desenvolveu o TRON, o núcleo de um sistema operativo em tempo real.
O Ministério da Educação do Japão decidiu adotar o TRON para os computadores utilizados nas escolas primárias e secundárias.
Senhor Levin, o governo do seu país colocou-se no caminho desta nova via japonesa.
O governo do seu país exerceu uma pressão extremamente forte sobre o governo japonês para que deixasse de utilizar o TRON como padrão dos computadores dessas escolas.
Na altura, os videogravadores e os automóveis japoneses chegavam em grandes quantidades ao seu país, provocando um elevado défice comercial.
O governo do seu país sugeriu que imporia restrições às importações.
Por isso, as empresas japonesas tiveram de abandonar, uma após outra, os produtos informáticos baseados no TRON.
Pouco depois, o Windows dominou o mercado mundial.
Os fabricantes japoneses que não possuíam o software central dos computadores viram os seus lucros diminuir de ano para ano.
Durante estes quinze anos, sentiram dolorosamente a fragilidade decorrente de não possuírem esse software indispensável.
Senhor Levin, estas são as verdadeiras causas dos quinze anos de recessão.
Respeito profundamente os Estados Unidos, um país de liberdade absoluta onde cada pessoa é um herói e um rei.
No entanto, esta ação do seu país transformou a minha admiração pela sua glória em desilusão.
Sei que nos Estados Unidos existe dinheiro bom e dinheiro mau.
O dinheiro bom é uma democracia perfeita, enquanto o dinheiro mau é um capitalismo excessivo que gera um desequilíbrio extremo entre ricos e pobres.
Este desequilíbrio ultrapassa os limites do «sonho americano».
Há vinte anos, visitei Roma para encontrar um pintor que tinha sido meu colega de turma.
Ele tinha concluído os seus estudos na Universidade das Artes de Tóquio.
Ali descobri subitamente uma teoria sobre a civilização.
Chamei a esta teoria «A mesa giratória da civilização».
Vi uma corrente que ia de Roma a Lisboa, de Madrid a Paris, de Londres a Nova Iorque e, finalmente, a Tóquio.
Na história desta corrente, o seu país foi o primeiro a começar a tossir apenas cinquenta anos depois de se tornar uma potência hegemónica.
Se os Estados Unidos caírem, o mundo mergulhará numa catástrofe.
Onde está o próximo país da mesa giratória, dotado de um enorme poder económico e de uma nova cultura?
Era o Japão.
Porque o Japão tinha criado uma nova cultura livre das relações de classe, da religião e da ideologia.
Foi uma experiência sem precedentes na história da humanidade.
Depois da guerra mais cruel da história da humanidade, o Japão foi ocupado por um país livre e democrático.
Isso levou ao nascimento de uma nova cultura democrática à altura da dedicação ao trabalho e das excelentes capacidades do povo japonês.
Esta mesa giratória desloca-se para o país que gera uma economia e uma nova cultura capazes de liderar o mundo.
Por isso, tenciono escrever a verdade em resposta à tese aceite de que o próximo destino da mesa giratória será a China ou a Índia.
Como estes dois países têm populações numerosas, terão um grande poder de compra em termos económicos.
No entanto, exceto os pobres e as pessoas que pensam em questões económicas, ninguém deseja passar toda a vida nestes países.
As pessoas comuns não desejam passar toda a vida num país comunista ou num país de ficção maldita.
Por isso, a mesa giratória nunca se deslocará para estes países.
A China não teve, durante estes dez anos, qualquer possibilidade de realizar com êxito a transição do comunismo para a democracia.
A Índia precisará de um tempo astronómico para superar essa ficção da maldição.
Se o senhor Hu Jintao tivesse lido e compreendido o meu primeiro livro, intitulado «××××», que começa como uma carta dirigida a ele, talvez tivesse despertado, como destacado membro da elite chinesa, para a necessidade de transformar a ficção do comunismo e pudesse ter conduzido a China à próxima mesa giratória.
É claro que desejo que a China chegue a essa mesa giratória.
Mas isso é difícil.
Porque o comunismo destrói a personalidade humana e a forma natural e ideal de pensar, ao ponto de as pessoas deixarem de conseguir recuperar.
A próxima mesa giratória deslocar-se-á para o Brasil.
Porque o único problema do Brasil é a pobreza, e esta pode ser superada através do crescimento económico.
Não têm outros tabus além da pobreza.
No futebol, demonstram uma imaginação maravilhosa.
Possuem as qualidades e a população necessárias para se tornarem a potência dominante do próximo século.
Acrescentarei que a mesa giratória se desloca para um mesmo país apenas uma vez.
A China e a Índia já a tinham recebido na sua história remota.
É um facto que a mesa giratória se deslocou para o Japão há vinte e cinco anos, e este século é uma época em que os Estados Unidos e o Japão têm de liderar o mundo.
Mas o seu país e o jornalismo japonês impediram-nos de erguer uma nova voz, livre das classes, da religião e da ideologia, que deveria ecoar em todo o mundo.
Isto é o melhor para a humanidade.
Estes erros tornaram o mundo atual instável e provocaram o 11 de setembro.
Os camponeses submetidos a algo não podem tornar-se adultos nem verdadeiros seres humanos.
O seu país tem responsabilidade neste ponto.
Por isso, exijo firmemente que o seu país declare que o Japão já cumpriu a sua responsabilidade por aquela guerra cruel.
Mataram três milhões e meio de pessoas num curto período no final da guerra.
Todos os centros urbanos, exceto os de Quioto e Nara, foram destruídos por bombas incendiárias.
E, finalmente, as pessoas de Hiroshima e Nagasaki foram sacrificadas.
Crianças inocentes, raparigas e cidadãos comuns perderam a vida num instante.
Até a sua forma física desapareceu desta terra.
Se não cumprimos a nossa responsabilidade por aquela guerra insensata, o que significou então a sua morte?
Ninguém nesta terra pode dizer que morreram em vão.
É claro que quero começar a escrever o livro sozinho.
Mas passei por momentos difíceis durante estes quinze anos e, no verão passado, fraturei o calcanhar esquerdo.
A recuperação completa exige dois anos.
Mesmo que daqui a dois anos possa começar a reconstruir a minha empresa, tanto para mim como para o Japão, o momento de escrever este livro é precisamente agora.
Inicialmente, tinha dado a este livro o título «A hesitação do general MacArthur».
Tinha decidido isso desde a juventude.
Mas, como se tratava de uma intenção claramente definida do general MacArthur, era necessário corrigir o tema.
Mudei-o para um título breve, muito adequado a este livro.
Durante a convalescença para voltar a andar, completei este livro na minha mente em três meses.
Este livro começa com uma carta ao senhor Hu Jintao.
É importante não só para o Japão, mas também para a China, a Coreia e, além disso, para o mundo.
Não preciso de prémios.
E tenciono traduzir este livro para inglês imediatamente.
Escrevo frases bonitas com palavras simples, sem utilizar linguagem pedante.
Para que qualquer pessoa possa ler o meu livro e sentir-se profundamente comovida pelo meu estilo e por uma forma de expressão que ninguém mais poderia conceber.
Com as suas frases bonitas e o seu estilo inteiramente novo, este livro será um dos melhores escritos por um autor japonês.
Talvez fosse melhor não o dizer, mas já paguei ao Japão mais 147.826.086 dólares em impostos.
Cumpri o meu dever no mundo dos negócios.
Há vinte anos, durante uma estadia de oito dias em Roma, descobri porque existe sempre uma potência hegemónica no mundo.
Metade do mundo vive sempre na pobreza.
As pessoas não têm rendimentos suficientes nem podem comer o suficiente.
O mundo precisa de uma potência hegemónica que atinja o auge da glória e faça fluir o seu dinheiro para as regiões pobres, para que os pobres possam comer o suficiente.
Sem uma potência hegemónica, o mundo continuará incessantemente a travar guerras cruéis.
Há cerca de seiscentos anos, Zeami, precursor do teatro nō, disse que a flor passageira da idade não é a verdadeira flor e que a verdadeira flor não cai até à morte.
Continuarei a escrever este livro durante mais de cinquenta e cinco anos, com frases bonitas e estilo.
Para mostrar essa verdade à televisão estúpida, que apenas persegue a flor passageira da idade.
12 de janeiro de 2006
