A primavera iraniana — Masayuki Takayama e as mulheres que desafiam as restrições religiosas

2024/03/22

Ordenaram-lhes que não bebessem álcool, não criassem cães e cobrissem as mulheres com panos.
O texto a seguir é extraído da coluna de Masayuki Takayama que encerra a edição da revista Shukan Shincho lançada hoje.
Este artigo também demonstra que ele é um jornalista sem igual no mundo do pós-guerra.
É uma leitura obrigatória não apenas para o povo japonês, mas também para pessoas de todo o mundo.
A primavera iraniana
O Irã é um país amigo do Japão?
Pelo menos, o Irã de hoje parece possuído por alguma coisa, apoiando o terrorismo e regozijando-se com a destruição.
Há alguns anos, o primeiro-ministro Abe encontrou-se com o líder supremo Khamenei e perguntou por que ele queria causar agitação no Oriente Médio.
A resposta daquele líder foi um ataque com mísseis contra um navio-tanque japonês que navegava pelo Estreito de Ormuz.
Não tem educação nem vergonha.
Recentemente, usou os houthis sob seu controle para capturar um navio da Nippon Yusen e nem sequer tentou devolvê-lo.
O atual regime, que comete tamanhas afrontas, segue a linha do regime de Khomeini, que surgiu subitamente há meio século.
Quando ele voltou de Paris, tanto os militares quanto o povo iraniano o receberam com entusiasmo.
No entanto, à pergunta de se os iranianos, isto é, os persas, eram muçulmanos tão fervorosos, a história oferece uma resposta que tende à negativa.
O primeiro encontro entre os persas e os muçulmanos ocorreu aproximadamente na época em que o Templo Horyuji foi fundado no Japão.
Os árabes, unidos pela fé no Islã, derrubaram o Império Persa.
Os persas eram originalmente zoroastrianos.
O judaísmo nasceu dos ensinamentos de Zoroastro, e seus dois ramos deram origem ao cristianismo e ao Islã.
Essa religião, que seria uma espécie de neta, forçou o povo de Zoroastro a converter-se.
Ordenaram-lhes que não bebessem álcool, não criassem cães e cobrissem as mulheres com panos.
Mas, no zoroastrismo, os cães são mensageiros de Deus, e Omar Khayyam amava o vinho e as mulheres.
Por isso, modificaram a religião neta e criaram uma vertente chamada xiismo, para poderem criar cães e celebrar as mulheres e o vinho em poemas de quatro versos.
Embora tivessem chegado a essa conciliação, o aiatolá Khomeini voltou a dizer: “Não criem cães.”
O tratamento dispensado às mulheres também era terrível.
Ordenaram-lhes que não mostrassem o rosto nem usassem maquiagem, e o adultério era punido com a morte imediata.
Fui enviado a Teerã naquela época.
A guerra estava em pleno curso, e todas as noites aviões iraquianos vinham bombardear a cidade, às vezes matando quarenta pessoas em uma única noite.
Em meio a isso, uma mulher que havia cometido adultério foi apedrejada até a morte.
O jornal Kayhan publicou uma fotografia de um religioso exultante e da multidão que assistia à cena.
Achei que havia entrado em um mundo estranho, sem salvação.
Ainda assim, ao caminhar pela cidade, às vezes sentia de repente uma nostalgia inexplicável.
Por exemplo, quando saía para almoçar.
Havia poucos tipos de restaurantes.
Noventa por cento eram casas de kebab.
O kebab consiste em carne de cordeiro grelhada, acompanhada de arroz com manteiga.
Também vem com tomate grelhado.
A acidez do tomate e a gordura do cordeiro criam uma harmonia magnífica.
Quando espiei a cozinha, vi carne de cordeiro em espetos sendo grelhada sobre carvão.
O movimento com que viravam a carne de vez em quando era igual ao usado para grelhar kabayaki no Kikukawa.
O carvão era duro.
Quando visitei uma cabana de produção de carvão na região voltada para o Mar Cáspio, descobri que o fabricavam com madeira de carvalho ubame.
Eles usam carvão binchotan.
O sobrenome do meu assistente Masoud é Ashkari.
Significa “guerreiro”.
O Shosoin abriga um jarro laqueado de estilo persa.
Naquela época, a palavra “ashigaru” surgiu entre os guerreiros japoneses.
Sua origem é desconhecida, mas é possível que a palavra “Ashkari” tenha chegado junto com o “jarro laqueado de estilo persa”.
Meu assistente perguntou: “Os ashigaru são importantes?”
Quando lhe expliquei que também havia comandantes de ashigaru, ele ficou contente.
O Irã usa um calendário solar desde a época de Zoroastro.
No solstício de inverno, existe o costume de comer handavaneh, isto é, melancia.
Pensando bem, no Japão comemos abóbora nesse dia.
O Ano-Novo persa, Nowruz, é celebrado no equinócio de primavera, em março.
Pouco antes, acontece um festival do fogo chamado Chaharshanbe Suri.
É aproximadamente na mesma época do Omizutori, no Nigatsudo.
Acendem-se fogueiras nas esquinas, e as crianças saltam sobre elas.
Dizem que é uma oração pela felicidade no novo ano.
Lembrei-me de que o Omizutori também era algo assim.
Os iranianos gostam de frutas e também comem caquis.
Mas esses caquis são adstringentes.
Eles os comem ainda adstringentes, dizendo que são deliciosos.
A vida do povo iraniano conserva traços do zoroastrismo.
Nesse Irã, realizaram-se eleições gerais há poucos dias.
A participação eleitoral foi de quarenta por cento, a mais baixa já registrada, e os votos em branco representaram cinco por cento.
Muitas mulheres que caminham pelas ruas retiraram seus hijabs, deixando os cabelos ao vento e expressando uma clara rejeição ao Islã.
Tenho a impressão de que o Islã, que restringe as mulheres, poderá ser derrubado pelas próprias mulheres.
Quando isso acontecer, gostaria de visitar o país novamente e descobrir como retiram a adstringência dos caquis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.