O Japão e a Península Coreana na Antiguidade — A família real de Silla e a interpretação das fontes históricas

2024/03/15

Essa é a origem da ideologia antijaponesa dos povos da Península Coreana.
Os coreanos discriminam as pessoas de Jeolla do Sul porque essa região foi governada pelos japoneses, ou seja, era território de Wa, o Japão.
12 de março de 2019
Um amigo erudito comprou-me «Contagem decrescente para o desaparecimento da “Coreia” em 202X», uma edição da Rekishitsu publicada como suplemento do número de abril da revista mensal WiLL.〔Nota de tradução 1〕
Disse-me: «Esta revista contém um artigo que comprova aquilo que levantaste no outro dia.»
Esta edição é uma leitura obrigatória para todos os cidadãos japoneses.
É preciso ir à livraria mais próxima e adquiri-la.
Todos acenarão com a cabeça e dirão: «Agora compreendo.»
Quem desconhecia a sua existência ficará muito agradecido.
Nota: *O texto que se segue é da minha autoria.
Foram os japoneses que dominaram a Península Coreana na Antiguidade.
Essa é a origem da ideologia antijaponesa dos povos da Península Coreana.
Por outras palavras, trata-se da «maldade sem fundo» e das «mentiras plausíveis» que os coreanos demonstram.
A razão pela qual os coreanos discriminam as pessoas de Jeolla do Sul é que essa província foi uma região governada pelos japoneses e pertencia ao Japão.
Foi disso que me apercebi.
Os coreanos sabem-no.
Por outras palavras, continuam a mentir até ao fim.
A verdadeira amizade entre o Japão e a Coreia só será possível se os coreanos partirem do reconhecimento de que este é um facto histórico evidente e impossível de alterar.
Enquanto os coreanos continuarem a negar a sua própria história, permanecerão para sempre um povo anormal.
Os coreanos continuarão a viver como tolos.
É evidente que já não devemos ficar a assistir passivamente enquanto estes tolos espalham mentiras pelo mundo para prejudicar o Japão.
Não só tenho pleno direito de chamar escumalha a Kenzaburo Oe e aos seus semelhantes, como também o Estado japonês tem de lhes pagar uma enorme quantia pelos danos que eles causaram.〔Nota de tradução 2〕

Yojiro Sato, escritor e professor na Faculdade de Artes da Universidade Nihon
Embora fiquem estupefactos com as mentiras dos coreanos, muitos japoneses continuam a acreditar que numerosas manifestações culturais chegaram ao arquipélago japonês através da antiga Coreia.
Não se deixem iludir por palavras recentemente criadas, como «toraijin».
Sangue japonês na família real de Silla
Muitas das palavras japonesas que usamos atualmente foram traduzidas para japonês por intelectuais como Amane Nishi, Chomin Nakae e Yukichi Fukuzawa, tendo em conta o significado global e as nuances, depois da chegada de novas culturas, a partir da era Meiji.〔Nota de tradução 3〕
Por isso, algumas não correspondem ao significado original das palavras.
Além disso, as palavras mudam e transformam-se com o passar do tempo.
Existe a palavra «história», rekishi.
O carácter reki de rekishi significa esclarecer as coisas, isto é, torná-las claras, enquanto shi significa escrever.
Assim, história significa esclarecer as coisas por escrito.
Através da palavra escrita, podemos seguir o percurso da história.
No entanto, os mitos, os contos populares, as tradições e as lendas não se tornam imediatamente história só porque existem registos escritos.
Para se tornarem história, são necessárias provas materiais.
A história é escrita pelos vencedores, e são seres humanos como nós que praticam esses atos.
Além disso, as emoções humanas são complexas.
Pode haver reivindicações de legitimidade e também exageros.
Mas, com o passar dos anos, haverá cada vez menos pessoas que conheçam essas circunstâncias e menos meios para as confirmar.
É semelhante a um interrogatório policial: o simples facto de um suspeito confessar não faz dele, de imediato, um assassino.
Só depois de se ir ao local do crime e de surgirem provas materiais que correspondam à confissão é que o suspeito pode ser identificado como o autor.
Como entendo a história desta forma, considero acertado o método de procurar o autor do crime nos documentos e, depois, visitar o local.
Com esta ideia em mente, tenho percorrido santuários xintoístas há mais de trinta anos.
Neles existem lendas e tradições populares diferentes da «história oficial», e gosto de as explorar.
A relação entre a Península Coreana e o Japão também nos mostra a história de um ângulo diferente do da «história oficial».
A Península Coreana e o Japão são geograficamente próximos e, ao longo da formação das respetivas histórias, tiveram períodos de proximidade e períodos de conflito, mas, nos últimos tempos, as suas perspetivas históricas têm divergido de forma acentuada.
Consideramos que a equidade, a justiça e a imparcialidade são os fundamentos da democracia, e o mesmo se aplica à compreensão da história.
Todos os países têm o seu prestígio e o seu orgulho e, por isso, podem não querer aceitar a perspetiva do outro.
Se a aceitarem, poderão acabar por distorcer a sua própria história.〔Nota de tradução 4〕
Se isso for longe de mais, pode conduzir ao nacionalismo e a atitudes discriminatórias.
Tal como na democracia, devemos analisar as histórias que se entrelaçam de forma justa e imparcial, num espaço aberto e público.
Isso conduz a um conhecimento correto da história.
A propósito, diz-se que o carácter 公, que significa «público», representa uma pessoa com ambos os cotovelos levantados.
Com os cotovelos levantados, só se conseguem segurar algumas coisas.
Por outras palavras, significa não ser ganancioso.
Por outro lado, o carácter «não público» é o radical 115.〔Nota de tradução 5〕
Representa os cereais e significa propriedade.
A palavra «não público» significa possuir essa propriedade e fazer as pessoas sofrer.
Por outras palavras, significa ganância.
Uma pessoa movida pelo interesse próprio não pode ser uma figura pública.
Os políticos de hoje são todos particulares que repetidamente se envolvem em corrupção e fazem donativos ilegais.
Também é um facto que são esses políticos que fazem a história.
Pode ter havido pessoas com a ambição de fazer boa política para o bem de todos.
Mas, se o mundo fosse pacífico e tranquilo, a história também seria tranquila e haveria pouco para registar.
Tanto na história japonesa como na história mundial, o que se enumera são apenas perturbações sociais.
Se mencionarmos a Reforma Taika, o estabelecimento do xogunato de Kamakura e a Restauração Meiji, vemos que a política e a sociedade passaram por grandes transformações.
A história é o registo desses acontecimentos.
Hoje podemos falar de história porque sobreviveram vários livros, entre eles o Kojiki e o Nihon Shoki.
A obra conhecida como a história oficial da Coreia é o Samguk Sagi.
É a mais antiga obra histórica da Península Coreana, compilada por Kim Bu-sik e outros por ordem de Injong, o décimo sétimo rei de Goryeo, e abrange o período dos Três Reinos até ao final de Silla Unificada.
A compilação começou em 1143 e terminou dois anos depois.
Como primeira obra histórica de compilação oficial, é, na verdade, bastante tardia.
É mais de quatrocentos anos posterior ao Nihon Shoki, compilado em 720.
Pode ter sido escrita com base em livros anteriores, mas esses livros já não existem.
No primeiro volume dos Anais de Silla do Samguk Sagi, encontra-se a seguinte descrição de Talhae, o quarto rei de Silla, que reinou entre 57 e 80.
«Talhae tinha 62 anos quando subiu ao trono.
O seu apelido era Seok, e a rainha era a senhora Ako.
Nasceu há muito tempo na província de Tanba.
Esse país situa-se a mil milhas a nordeste de Wa, o Japão.»〔Nota de tradução 6〕
O texto original diz: «Se atravessarmos o mar mais de mil quilómetros para leste a partir do País da Rainha, encontramos outro país, cujos habitantes são todos de etnia japonesa.»〔Nota de tradução 7〕
Uma pessoa desse país tornou-se o quarto rei de Silla, e a sua linhagem foi transmitida durante gerações na família real de Silla.
Sobre Hogong, que na época ocupava o mais alto cargo político, está escrito: «Era originalmente japonês e, em tempos, chegou a Silla com uma cabaça pendurada à cintura.
Há muito tempo, um japonês chegou a Silla com uma cabaça pendurada à cintura e, por isso, recebeu o nome de Hogong.»
Talhae nomeou este homem para um cargo no governo.
Isso significa que os japoneses lançaram os alicerces de Silla.
Como explicam os coreanos a afirmação de que os japoneses lançaram os alicerces da Coreia atual?
Dizem: «O imperador é de Baekje e os coreanos criaram o Japão», mas onde estão as provas?
Este artigo continua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.