Uma história foi-se escrevendo ao som da música — Yukine Kuroki, Kaho Murata, Mariko Senju e as minhas experiências musicais

2024/03/12

Uma história foi-se escrevendo ao som da música. Foi uma experiência maravilhosa.
O concerto de beneficência no Hamarikyu Asahi Hall, a 10 de março, foi o primeiro a que assisti em muito tempo.
Quando era jovem, ia apenas a concertos de pianistas que atuavam nos palcos do mundo.
Quando trabalhava a tempo parcial como operário em Tóquio, gastava o pouco dinheiro que tinha.
Fui ao Tokyo Bunka Kaikan, em Ueno, ouvir Hiroko Nakamura tocar o Concerto para Piano n.º 1 de Tchaikovsky.
Também fui à mesma sala quando André Watts veio ao Japão como uma estrela em ascensão, dotada de uma técnica extraordinária.
O mesmo se manteve depois de começar a viver em Osaka, a cidade que escolhi como palco da minha vida.
Como escrevi há muito tempo, estava convencido de que a única vantagem de viver numa grande cidade como Tóquio ou Osaka era poder assistir aos concertos de músicos clássicos de primeira grandeza mundial quando vinham ao Japão.
Nascido e criado em Yuriage, uma magnífica localidade portuária, e tendo estudado em Sendai, cidade universitária e Cidade das Árvores, nunca tinha pensado em quaisquer outras vantagens de viver em Tóquio ou Osaka.
Depois de começar a exercer a atividade imobiliária em Osaka, apercebi-me de que a maior vantagem de viver em Tóquio e Osaka era serem estas as únicas duas regiões onde se podia comprar e vender imóveis, independentemente dos montantes envolvidos.
Por isso, só nessas duas regiões considerava fazer investimentos imobiliários que exigissem grandes somas de capital.
Essa era a minha filosofia de gestão.
Naquela época, os pianistas que começavam a destacar-se e os pianistas a meio da carreira davam frequentemente concertos no Kosei Nenkin Kaikan.
Michel Béroff a tocar Maurice Ravel, Nelson Freire, Alfred Brendel e outros eram todos músicos de um talento verdadeiramente magnífico.
Os chamados grandes mestres tocavam no Festival Hall.
Maurizio Pollini, Vladimir Ashkenazy, Martha Argerich e outros.
Arturo Benedetti Michelangeli tocava no Kyoto Kaikan.
Deitei-me às 23h20, com a intenção de me levantar às 6h00, mas acabei por acordar às 4h00.
Como cheguei a Tóquio trinta minutos antes do previsto, tive também bastante tempo para tirar fotografias nos Jardins Hama-rikyu.
São jardins verdadeiramente vastos.
Poderíamos ter comido doces japoneses e bebido chá na casa de chá de Nakajima, mas a minha companheira é uma pessoa adorável e absolutamente poupada, que não come coisas caras.
Também só compra roupa quando os preços descem a níveis inacreditáveis.
Assim, durante quase duas horas, não bebemos uma única gota de água.
A única coisa que se podia considerar um líquido ingerido era o caldo do udon que comemos ao almoço no Marugame Seimen.
Chegámos à sala com bastante antecedência, muito antes da abertura das portas às 13h30.
Fomos os primeiros a chegar.
Até ao início do concerto, não bebemos uma única gota de água.
Como não assistia a um concerto havia muito tempo, estava um pouco nervoso.
Tinha deixado os óculos na mochila que entregara no bengaleiro, pelo que não conseguia ver bem o programa.
Verifiquei apenas a ordem de entrada de Kaho Murata e preparei-me para ouvir o concerto.
Os nossos lugares eram no centro da segunda fila a contar da frente, a melhor localização da sala.
Primeiro, houve atuações a solo de três pianistas.
Tanto quanto me lembrava, nunca tinha ouvido um Steinway tocado tão de perto.
A força do som era verdadeiramente intensa.
Como o piano é um instrumento que produz som através da percussão das cordas, ouvi-lo mesmo à nossa frente é uma experiência maravilhosa.
Mas talvez fosse um pouco intenso demais para a minha condição física naquele dia.
Foi quando ela começou a tocar o Intermezzo.
A sua interpretação fez com que todo o meu ser se dissolvesse na música.
Era a mesma sensação que tivera ao ouvir Pollini e Ashkenazy no auge das suas carreiras, no Festival Hall.
E assim, num instante, entrei no estado de escuta da música.
Ontem à noite, ao consultar o programa, descobri que aquela pianista era Yukine Kuroki, uma jovem pianista de futuro promissor.
Pelas circunstâncias que referi, não me tinha ficado na memória nem o nome nem o rosto.
Tchaikovsky–Pletnev: da suite de concerto O Quebra-Nozes, n.º 1, «Marcha», n.º 2, «Dança da Fada do Açúcar», e n.º 4, «Intermezzo».
Ontem à noite, antes de me deitar, apeteceu-me ouvir este Intermezzo.
Embora devesse ter resistido.
Foi assim que fiquei a conhecer o seu nome e o seu rosto.
No YouTube, ouvi uma magnífica interpretação de Nobuyuki Tsujii, mas não consegui ouvir a interpretação dela no dia do concerto.
Contudo, a interpretação que ouvi mesmo à minha frente naquele dia foi verdadeiramente maravilhosa.
Gostaria de voltar a ouvi-la tocar aquele Intermezzo à mesma distância.
Todos os dias, enquanto escrevo esta coluna, ouço música clássica através das grandes colunas de som que já mencionei.
São as ALTEC A7 e as colunas que a Pioneer fabricou no seu apogeu, equipadas com componentes da prestigiada JBL.
Por isso, já tinha ouvido muitas vezes as obras interpretadas pelos dois pianistas seguintes.
Por fim, Kaho Murata entrou em palco como a grande solista de violino que encerraria essas atuações.
Um timbre e um talento incomparáveis.
Passei momentos de uma felicidade que não poderia ter sido maior.
Desde a fundação da minha empresa, mantive uma relação de estímulo e aperfeiçoamento mútuos com a sucursal de Osaka de uma grande empresa imobiliária.
Naquela época, essa empresa pagava aos funcionários prémios de desempenho tão elevados que seriam quase impensáveis numa empresa japonesa.
Um funcionário da sucursal de Osaka e dois da sede de Tóquio foram, cada um no seu respetivo ano, eleitos os melhores funcionários da empresa em todo o Japão, graças aos negócios realizados com a minha empresa.
Cada um deles recebeu prémios de dezenas de milhões de ienes.
O que me levou a começar a ouvir também violino, além de piano, foi a amizade com a pessoa anteriormente mencionada, que ocupava o cargo de subdiretor da sucursal de Osaka.
Todos os anos, pelo Natal, a empresa reservava a totalidade do The Symphony Hall e convidava músicos de renome para dar um concerto aos seus clientes.
Certo ano, ele disse-me.
«O senhor gosta de música, não é verdade? Este ano vamos convidar a violinista Mariko Senju para dar um concerto. Se lhe agradar, gostaria de vir acompanhado do seu diretor executivo?»
Como já tinha lido um artigo sobre o facto de Mariko Senju tocar um Stradivarius, aceitei o convite com todo o gosto.
Estava ansioso por ouvi-la tocar o Stradivarius no The Symphony Hall.
No instante em que aquele som ressoou, senti-o.
O piano também é maravilhoso, mas o som do violino é como a voz humana.
As dobras do coração, os pensamentos das pessoas e o funcionamento da mente humana manifestam-se sob a forma de som.
Naquele dia, enquanto ouvia o violino, uma história foi-se escrevendo na minha mente.
Se eu fosse escritor, seria uma história que, sem dúvida, se tornaria um best-seller.
Uma história foi-se escrevendo ao som da música.
Foi uma experiência maravilhosa.
Além disso, creio que ela chegou a tocar a «Valsa de Musetta» como encore.
Muitos anos depois, na noite de passagem de ano de 2020, descobri os talentos extraordinários de Kaho Murata e Himari Yoshimura.
Este artigo continua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.