História, nacionalismo e relações entre o Japão e a Coreia do Sul — uma leitura crítica de Hiroshi Furuta

2024/03/05

Acreditam que, se conseguirem impor uma mentira, ela se tornará realidade
O que se segue também foi retirado de um artigo que encontrei hoje na Internet.
Os destaques no texto são meus.
É feia, mas não desvies o olhar: a vizinha Coreia do Sul, de Hiroshi Furuta
(22 de junho de 2017)
É feia, mas não desvies o olhar: a vizinha Coreia do Sul! (WAC BUNKO)
【A minha avaliação】★★★★★ (93 pontos)
Trata-se de um livro de 2014 de Furuta, que tem contestado vigorosamente a posição sul-coreana no projeto de investigação histórica conjunta entre o Japão e a Coreia do Sul.
Por que continua a Coreia do Sul a espalhar pelo mundo falsidades que denigrem o Japão?
Porque precisa de derrotar o Japão para manter a sua própria legitimidade.
Furuta afirma que é melhor não se envolver com os coreanos, pois as noções de senso comum são demasiado diferentes.
Não adianta ensinar-lhes nem ajudá-los.
Não conhecem a gratidão.
Pelo contrário, as exigências multiplicam-se por dez, por vinte, sem limites.
O melhor é não manter mais relações com os coreanos (p. 75).
O que se segue é a continuação do capítulo anterior.
Seguem-se as passagens deste livro que me tocaram.
…Em coreano, o termo «semear a discórdia» designa o comportamento de sussurrar aos superiores ou às pessoas de posição mais elevada para isolar alguém de quem não se gosta.
Como semear a discórdia produz certos resultados na Coreia do Sul, os coreanos pensam que esse comportamento funciona em todo o mundo (p. 56).
Foram os académicos japoneses de esquerda do pós-guerra que ensinaram um nacionalismo falso, segundo o qual o Japão fora um país cruel que explorara e saqueara a Coreia, pelo que seria necessário recuperar do Japão uma história própria e independente (p. 47).
Aqueles que não combateram o exército japonês não têm memórias que sustentem a justiça da sua própria causa.
A China, invocando a fabricação do Incidente de Nanquim, e a Coreia do Sul, invocando a falsidade das «mulheres de conforto» militares, agarraram-se aos jornais japoneses de orientação cívica.
Os intelectuais e os meios de comunicação japoneses de esquerda acabaram por encorajar o seu comportamento desprezível (p. 114).
A Coreia do Sul limita-se a orgulhar-se de terroristas que usaram bombas, tratando-os como heróis.
O que receio é o perigo de jovens coreanos atravessarem o mar com bombas, pensando: «Também quero ser um herói» (p. 64).
A falsidade de associar as «mulheres de conforto» à coerção militar e de as venerar em estátuas de bronze também assenta na noção socialmente aceite naquele país de que «se a mentira passar, tanto melhor».
O mesmo se aplica aos raptos, às ilhas Senkaku e a Takeshima.
Acreditam que, se conseguirem impor uma mentira, ela se tornará realidade (p. 109).
Ao verem alguém, avaliam instantaneamente se essa pessoa lhes é superior ou inferior e se tem mais legitimidade do que eles.
Se considerarem o outro inferior, quebram as promessas sem qualquer escrúpulo.
O que é verdadeiramente assustador é alguém agarrar de repente o braço de outra pessoa e perguntar se o relógio que ela usa é mais caro ou mais barato do que o seu (p. 74).
Os governantes coreanos abandonam sempre as responsabilidades que lhes cabem.
Injo, da dinastia Joseon, deixou o povo à mercê do exército manchu.
Em 1905, por ocasião do Segundo Acordo Japão-Coreia, Gojong confiou o destino da Coreia aos seus ministros.
O primeiro presidente da Coreia do Sul, Syngman Rhee, abandonou o seu povo e fugiu para o estrangeiro e, durante a crise financeira de 1997, Kim Young-sam entregou o país ao FMI (p. 96).
Para começar, na pobre Coreia não havia nada para saquear.
Era necessário ensinar o valor e o significado do trabalho (p. 122).
A NHK continua a transmitir séries históricas fictícias ambientadas na dinastia Joseon.
Ao contrário dos japoneses, que apreciam Mito Kōmon mesmo sabendo que é ficção, os coreanos acreditam que essas séries retratam factos históricos, mas, na realidade, são histórias inventadas.
É grave a culpa da NHK por ajudar a promover essa ficção no estrangeiro (p. 185).
Tal como no caso da China, os professores universitários especializados na Coreia do Sul ou na Coreia do Norte nem sempre dizem a verdade.
Isso acontece porque, se a disserem, aumentará o número de pessoas que não gostam desses países, diminuirá o número de estudantes de licenciatura e de pós-graduação que os estudam e acabarão por prejudicar-se a si próprios.
Além disso, se forem malvistos pelos intelectuais locais do outro lado do mar, perderão oportunidades de investigação conjunta e o financiamento da investigação diminuirá drasticamente.
Se forem malvistos até pela classe dirigente, poderão ver recusada a entrada no país ou o acesso aos materiais das bibliotecas (p. 5).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.