Educação em Hong Kong: capacidade de pensar considerada “desnecessária” e ensino do mandarim reforçado — A responsabilidade da Liga Parlamentar de Amizade Japão-China

2024-02-23
O que tem feito a Liga Parlamentar de Amizade Japão-China! Não será que, na realidade, seus membros têm visitado frequentemente a China para desfrutar plenamente das armadilhas de sedução!
14 de janeiro de 2022
O texto a seguir foi extraído da terceira reportagem da série “A transformação de Hong Kong”, publicada na primeira página do Sankei Shimbun de hoje.
Os destaques no corpo do texto, exceto os títulos, e as anotações delimitadas por asteriscos são meus.
Educação ao estilo chinês: façam lavagem cerebral nas crianças
A capacidade de pensar é “desnecessária”; o mandarim é promovido
O dia 13 de dezembro de 2021 foi o dia em que a visão da história do Partido Comunista Chinês foi incutida à força nas crianças de Hong Kong.
“Hoje, há 84 anos, Nanquim foi tomada pelo exército japonês.
Em Nanquim, nada menos que 300 mil compatriotas chineses foram massacrados…”
No ano passado, o governo de Hong Kong determinou que as escolas primárias e secundárias — estas últimas correspondentes ao ensino secundário inferior e superior do Japão — realizassem atividades em memória do “Massacre de Nanquim”.
Cada escola realizou aulas especiais no mesmo dia em que as cerimônias de homenagem às vítimas aconteciam na China.
Foi a primeira vez.
Segundo a imprensa de Hong Kong, em uma escola primária, algumas crianças começaram a chorar ao assistir a vídeos e ver fotografias de pessoas sendo mortas.
Há diversas estimativas sobre o número de vítimas.
“300 mil” é o número sustentado pelo lado chinês.
Na edição do dia seguinte, 14 de dezembro, um jornal de Hong Kong ligado à China publicou a impressão de uma criança: “Quando ouvi o número de 300 mil, fiquei arrepiado”.
Em seu editorial, o jornal justificou essas atividades afirmando: “É preciso ajudar as crianças a adquirir, desde pequenas, uma visão correta da história e cultivar seu patriotismo”.
*O que são, afinal, o governo japonês, os políticos, os principais meios de comunicação e os acadêmicos que não levantam nenhuma voz de protesto perante o governo chinês contra uma educação tão absurda, isto é, contra o nazismo chamado educação antijaponesa?
São cidadãos japoneses ou súditos de um Estado vassalo da China?
O que são, afinal, as Nações Unidas, que têm continuado a deixar isso acontecer?
O principal responsável por, enquanto deixava persistir um nazismo tão absurdo, denunciar as visitas ao Santuário Yasukuni — um local de homenagem aos mortos na guerra, algo perfeitamente natural para os cidadãos de qualquer país — à China e à Coreia do Sul, que, longe de simplesmente fazer o mesmo que a China, tem praticado desde o pós-guerra até hoje um nazismo ainda mais terrível chamado educação antijaponesa, levando esses países a criticar o nosso país, foi Yōichi Katō, então jornalista do Asahi Shimbun.
Katō demonstra a validade da tese de que “tudo começa com uma só pessoa”, que venho defendendo desde que comecei a me manifestar publicamente.
O Asahi Shimbun, que continua a perpetuar os atos desse Katō como se fossem sua política institucional, não pode de modo algum ser considerado um jornal do Japão.
É um jornal da China e da Coreia do Sul.
De que amizade Japão-China se pode falar enquanto se permite que a China continue a praticar uma educação tão absurda, isto é, o nazismo chamado educação antijaponesa!
O que têm feito os parlamentares que pertenceram ou pertencem à Liga Parlamentar de Amizade Japão-China!
Não será que, na realidade, têm visitado frequentemente a China para desfrutar plenamente das armadilhas de sedução!*
“As mudanças no ambiente educacional são rápidas demais…”
Assim expressa seu espanto Zhang Weiqiang — nome fictício, na faixa dos 40 anos —, que leciona há mais de vinte anos em uma escola secundária de Hong Kong.
Segundo Zhang, assim que a Lei de Segurança Nacional de Hong Kong entrou em vigor, em junho de 2020, o Departamento de Educação de Hong Kong enviou uma circular a cada escola.
“Primeiro, foi introduzido um programa para que os professores estudassem a Lei de Segurança Nacional, e recebemos instruções sobre que tipo de educação deveríamos oferecer sob essa lei.”
Por exemplo, é preciso ensinar aos alunos que “a China é um país democrático”.
Ao fazê-lo, os professores foram orientados a evitar que os alunos tivessem dúvidas.
“Em outras palavras, trata-se de fazer lavagem cerebral nos alunos.
O trabalho dos professores passou a se concentrar exclusivamente em formar patriotas.
Só é permitido criticar países estrangeiros.”
Como os alunos reagem?
Muitos menores de idade também participaram das manifestações contra o governo e contra a China que ganharam força em 2019.
“Mas agora todos ouvem em silêncio.
As salas de aula estão tomadas por uma atmosfera de ‘não se deve discordar’.”
Originalmente, as escolas secundárias de Hong Kong tinham uma disciplina chamada “Estudos Gerais”, destinada a desenvolver a capacidade de pensar dos alunos a partir de questões sociais.
No entanto, o governo chinês a criticou por “cultivar o pensamento crítico, e não o patriotismo”.
Desde setembro do ano passado, ela foi substituída por uma disciplina — “Cidadania e Desenvolvimento Social” — destinada a reforçar a consciência dos alunos como cidadãos chineses.
Um professor de 32 anos que lecionava Estudos Gerais deixou o cargo.
“Era uma disciplina destinada a cultivar o espírito de investigação dos alunos, e não quero dar aulas em que o professor determina de antemão a direção do ensino!”
Na escola secundária de Zhang, as cerimônias de hasteamento da bandeira chinesa, realizadas em datas comemorativas e em outras ocasiões, também são rigorosamente disciplinadas.
Quando os alunos não podem se reunir no pátio por causa de obras ou de outros motivos, todos devem ficar de pé em suas respectivas salas de aula e assistir à transmissão ao vivo da cerimônia de hasteamento da bandeira.
Segundo Zhang, recentemente o Departamento de Educação enviou uma nova circular a cada escola.
“Reforcem o ensino do putonghua — mandarim.”
A língua usada cotidianamente em Hong Kong é o cantonês.
O mandarim tem sido ensinado desde a devolução de Hong Kong à China, em 1997, mas essa circular determinava o reforço e a aceleração desse ensino.
“Ultimamente, tenho visto com frequência crianças conversando em mandarim nas ruas, e isso me dá arrepios.”
Assim conta um ex-conselheiro distrital do campo democrático.
Segundo ele, não apenas os imigrantes da China continental, mas também as crianças de Hong Kong estão começando a usar o mandarim no dia a dia.
“Será que Pequim pretende substituir o sangue da população?”
Ele tem em mente a Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China.
Nessa região, os han se estabeleceram em grande número, e o mandarim tornou-se a língua predominante nas conversas.
E os lugares para onde os uigures que só falavam uigur foram enviados com fins educacionais eram campos de internamento.
A transformação promovida pelas autoridades não se limita à educação.
Em dezembro do ano passado, o governo de Hong Kong criou uma “Academia do Serviço Público”, destinada a ensinar aos funcionários públicos os princípios do Partido Comunista Chinês e a disposição necessária para proteger a segurança nacional.
A chefe do Executivo, Carrie Lam, principal autoridade do governo, declarou em seu discurso: “Devemos respeitar os princípios e o espírito do Partido Comunista”.
Ela falou em mandarim.
Um funcionário público na faixa dos 30 anos lamenta: “Todos os funcionários públicos foram obrigados a assinar uma declaração jurando lealdade ao governo.
Já não é a Hong Kong livre que eu conhecia”, e baixa a voz.
“É como se tivéssemos nos tornado uma colônia da China.”
Os tratamentos honoríficos foram omitidos. (Hong Kong, Kinya Fujimoto)

コメントを残す

メールアドレスが公開されることはありません。 ※ が付いている欄は必須項目です


上の計算式の答えを入力してください