A China não se tornará um «segundo Japão» — Sekihei analisa a bolha imobiliária e o risco de convulsão social
Republicação! Como resultado, existe uma forte possibilidade de ocorrer uma grande convulsão social.
Até há alguns anos, eu vinha regularmente a Tóquio.
Por alguma razão, essas visitas coincidiam mais frequentemente com o dia 26.
Era o dia de lançamento das revistas mensais «Hanada» e «WiLL», de leitura obrigatória não só para os cidadãos japoneses, mas também para as pessoas de todo o mundo.
Graças a elas, a viagem de duas horas e meia no Shinkansen não era um sacrifício, mas um prazer.
Podia ler ambas as revistas tanto na ida como na volta.
O que se segue é um ensaio de um homem que nasceu e cresceu na China, estudou nas universidades de Pequim e de Kobe e, posteriormente, descobriu uma nova perspetiva sobre o Japão em Arashiyama, Quioto.
O senhor Sekihei, casado com uma japonesa e naturalizado japonês, é um dos maiores conhecedores da China no mundo.
Este ensaio também o demonstra.
A China não se tornará um «segundo Japão».
Recentemente, à medida que o afundamento da economia chinesa se torna cada vez mais certo, tem circulado entre os chineses a tese de que «a China nunca se tornará um “segundo Japão”».
Em suma, afirmam que, por mais que a economia chinesa decline, não cairá numa situação tão desastrosa como a do Japão após o rebentamento da bolha.
Por exemplo, em março deste ano, o embaixador da China no Japão, Wu Jianghao, troçou do Japão ao declarar, numa entrevista à revista económica japonesa «Zaikai», que «a China não se tornará um “segundo Japão”».
Sendo ele o embaixador do país que criou a expressão de quatro caracteres «Yelang zida», que significa uma arrogância baseada na ignorância das próprias limitações, até se compreende que diga coisas disparatadas.
O problema é que os «especialistas» japoneses e os meios de comunicação social estão a repetir esta tese como papagaios.
É necessário refutá-la com firmeza para que os cidadãos japoneses não sejam induzidos em erro.
No entanto, a conclusão desta coluna é a mesma da declaração do referido embaixador no Japão: «A China não se tornará um “segundo Japão”».
Naturalmente, quero dizer que a China não reúne sequer as condições para se tornar um «segundo Japão» e que, mesmo que quisesse, não conseguiria.
Desde o rebentamento da bolha no início da década de 1990, o Japão tem sofrido uma prolongada estagnação económica.
A diferença fundamental entre o Japão e a China é que o Japão passou pelo rebentamento da bolha depois de alcançar o mais elevado nível tecnológico do mundo e de construir as suas indústrias fundamentais.
Por exemplo, em 1980, a produção japonesa de automóveis ultrapassou a dos Estados Unidos e tornou-se a maior do mundo, enquanto a indústria de semicondutores detinha setenta por cento do mercado mundial.
Foi essa sólida base industrial que permitiu à economia japonesa resistir ao longo período de estagnação após o rebentamento da bolha.
Na China, porém, formou-se uma bolha imobiliária sem que existissem indústrias fundamentais dignas desse nome.
Até muito recentemente, a promoção imobiliária era um setor de sustentação que representava nada menos do que trinta por cento da economia.
Agora, a bolha imobiliária está a rebentar na China, mas o que poderá restar depois de esse setor de sustentação ruir?
No Japão, noticia-se frequentemente que «a China está agora a apostar nos veículos elétricos e a aumentar a sua quota no mercado internacional de exportações», mas isso não é, de modo algum, fruto de uma elevada capacidade tecnológica.
Trata-se de uma atividade económica sem substância, sustentada por subsídios exorbitantes do governo.
Como era de esperar, os Estados Unidos e a União Europeia estão a questionar esses subsídios e a avançar no sentido de restringir as importações de veículos elétricos provenientes da China.
Se as restrições dos Estados Unidos e da União Europeia forem aplicadas, a indústria chinesa de veículos elétricos sofrerá um golpe devastador e afundar-se-á rapidamente.
Vejamos agora o indicador mais importante para medir o nível económico de um país e o nível de vida da sua população: o produto interno bruto (PIB) por habitante.
No Japão, em 1992, imediatamente após o rebentamento da bolha, o PIB por habitante ultrapassava os 31 000 dólares, demonstrando que o país era um dos mais ricos do mundo.
Em contrapartida, o PIB por habitante da China em 2023 era de 12 541 dólares, nem sequer quarenta por cento do valor registado no Japão trinta anos antes.
Além disso, na China, a desigualdade entre ricos e pobres é extremamente acentuada, e a maioria da população é obrigada a viver em condições muito mais pobres do que o nível sugerido pelo «PIB por habitante».
Numa conferência de imprensa em maio de 2020, o falecido ex-primeiro-ministro Li Keqiang surpreendeu o mundo ao apresentar o número concreto de que «na China, seiscentos milhões de pessoas têm um rendimento mensal de 1 000 yuan, equivalente a 15 000 ienes».
No entanto, como a crise económica se agravou ainda mais desde então, a situação atual será provavelmente ainda mais dramática.
Pensem nisto.
Poderá tornar-se um «segundo Japão» um país onde seiscentos milhões de pessoas, de uma população total de mil e quatrocentos milhões, vivem com um rendimento mensal equivalente a cerca de 15 000 ienes?
Não será essa uma pergunta absurda, cuja resposta é evidente desde o início?
Afirmo-o de forma clara e categórica.
A China, após o rebentamento da bolha imobiliária, não se tornará um «segundo Japão».
No futuro, a China não ficará apenas pelo rebentamento da bolha imobiliária: toda a economia entrará em colapso, o desemprego aumentará ainda mais e a sociedade entrará num período de estagnação desesperante.
Como resultado, existe uma forte possibilidade de ocorrer uma grande convulsão social.
Desde o início de 2023, têm aumentado rapidamente os casos de chineses, incluindo pessoas da classe média, que tentam entrar clandestinamente nos Estados Unidos através de países sul-americanos onde podem entrar sem visto.
Há pessoas que caminham milhares de quilómetros desde países sul-americanos para chegar aos Estados Unidos.
A força que impulsiona esta ação impressionante só pode ser o desespero que estes chineses sentem perante o futuro sombrio que aguarda o seu país.
O que poderá haver num país assim que lhe permita tornar-se um «segundo Japão»?
