Professor Kennedy: “Os Estados Unidos não entrarão em declínio” — As ambições da China e o caminho do Japão

Ela é um tesouro nacional tal como definido por Saicho, e um tesouro nacional supremo.
2021/3/2
Ela é um tesouro nacional tal como definido por Saicho, e um tesouro nacional supremo.
O texto a seguir foi extraído da coluna regular de Yoshiko Sakurai, que encerra a edição da Shukan Shincho publicada ontem.
Este ensaio também demonstra que ela é um tesouro nacional supremo tal como definido por Saicho.
Uma leitura obrigatória não apenas para o povo japonês, mas também para pessoas de todo o mundo.
Professor Kennedy: “Os Estados Unidos não entrarão em declínio”
No dia 9 de março, participei de um debate a três com o professor Paul Kennedy em um seminário internacional intitulado “Os Estados Unidos estão em declínio?”
O professor Kennedy, que participou remotamente de sua casa perto da Universidade de Yale, em Connecticut, no leste dos Estados Unidos, preparou e verificou rapidamente o áudio.
Nós também concluímos os preparativos muito antes do horário previsto.
Apresentei-me e perguntei: “Se lhe parecer bem, podemos começar?”
O professor Kennedy respondeu com uma expressão muito sorridente: “Vamos começar!”
Quando ouço o nome de Paul Kennedy, penso imediatamente nos dois volumes da edição japonesa de Ascensão e Queda das Grandes Potências.
Este livro, que retrata a ascensão e a queda das grandes potências entre 1500 e 2000, tornou-se um best-seller internacional.
O exemplar que possuo é a edição de 1988, traduzida por Chikara Suzuki e publicada pela Soshisha.
Naquela época, eu contribuía para a Bungeishunju e a Shokun!, mas ainda não era escritora, e o professor Kennedy era uma figura de brilho extraordinário.
O professor estava preparado e cheio de vontade de começar o debate.
Os Estados Unidos estão em declínio?
Se estão, continuarão a declinar?
Para o Japão, não há questões mais prementes do que estas.
Afinal, a segurança do Japão precisa ser discutida em conjunto com os Estados Unidos.
A possibilidade de impedir que o Partido Comunista Chinês domine o mundo é uma questão crucial que determinará o destino do Japão e de todo o mundo.
O professor Kennedy sugere que comecemos olhando para quinhentos anos atrás.
Há quinhentos anos, a China era o maior país do mundo.
A partir do século XIX, as grandes potências passaram a dominar o mundo inteiro, e o Japão e os Estados Unidos ganharam força nessa nova configuração.
No século XX, a Primeira Guerra Mundial enfraqueceu a Europa, enquanto os Estados Unidos e o Japão ganharam força.
No século XX, a Primeira Guerra Mundial enfraqueceu a Europa, enquanto os Estados Unidos e o Japão se tornaram ainda mais fortes.
Na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos tornaram-se uma superpotência, enquanto o Japão foi derrotado, perdeu milhões de cidadãos e caiu ao nível dos países mais pobres do mundo.
A China está decepcionada.
Depois da guerra, o Japão voltou a emergir como uma grande potência mundial, enquanto os Estados Unidos conduziram a União Soviética ao colapso e se tornaram a única superpotência.
Mesmo assim, o mundo inteiro continua tentando avaliar a realidade de seu poder e de seu futuro.
Nesse contexto, a China tem promovido ativamente a teoria do declínio dos Estados Unidos.
O ex-primeiro-ministro australiano Kevin Rudd, conhecido como um político favorável à China, observa que a política de Xi Jinping em relação aos Estados Unidos tem sido consistente desde que assumiu a presidência em 2013, e que sua ideia fundamental é a de que a corrente da história está favorecendo a China.
(Foreign Affairs, edição de março–abril de 2009)
Segundo Rudd, a China já declarou que ultrapassará os Estados Unidos e dominará o mundo em 2049, no centenário de sua fundação, e está adiantando o cronograma em muitos aspectos de seu caminho para se tornar a nação mais poderosa do mundo.
Por exemplo, a modernização das forças armadas será concluída em mais seis anos, até 2015, oito anos antes do prazo originalmente previsto.
Essa aceleração significativa visa obter uma vantagem sobre os Estados Unidos em todos os aspectos de uma tentativa de conquistar Taiwan.
Rudd escreve que a China está surpresa por a contraofensiva dos Estados Unidos ser mais limitada do que o esperado.
A China estabeleceu objetivos específicos para romper a supremacia dos Estados Unidos e está implementando cada um deles de maneira constante.
Quando perguntei ao professor Kennedy o que pensava sobre a disseminação da teoria do declínio dos Estados Unidos pela China, ele respondeu que a imprensa chinesa tem um interesse extraordinário em escrever sobre o assunto porque deseja testemunhar esse declínio sem entrar em guerra.
Os esforços da China para disseminar a teoria do declínio dos Estados Unidos provavelmente fazem parte das “Três Guerras”, nas quais é especialista: a guerra de opinião pública, a guerra psicológica e a guerra jurídica.
Ao criar a impressão de que o poder dos Estados Unidos está enfraquecendo, é possível minar a confiança no país, atrair mais nações para a China e até criar divisões nas alianças americanas.
Talvez seja um meio de fazer as pessoas acreditarem que a China é mais confiável do que os Estados Unidos.
Depois de fazer essas observações pertinentes, o professor Kennedy declarou o seguinte.
O declínio dos Estados Unidos é relativo, não absoluto.
Os Estados Unidos talvez tenham de compartilhar sua posição com outras potências em ascensão, mas continuarão sendo fortes.
Nesse sentido, a China ficará decepcionada.
O professor Kennedy afirmou que a China não derrotará os Estados Unidos e que essa força provém de uma economia sólida.
O professor enfatiza que os Estados Unidos podem alcançar um crescimento econômico extraordinário e proporcionar prosperidade ao povo americano.
Isso, segundo ele, restaurará a confiança no governo dos Estados Unidos e o respeito pela democracia, contribuindo para a estabilidade da nação como um todo.
O caminho do Japão
No entanto, o professor previu que os Estados Unidos precisariam cooperar com seus aliados para enfrentar a China e elogiou muito o primeiro-ministro Shinzo Abe por conceber uma estrutura de cooperação entre o Japão, os Estados Unidos, a Austrália e a Índia.
Ao olharmos para a história, encontramos casos semelhantes.
Antes da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha construiu numerosos navios e organizou uma grande marinha.
A França, o Reino Unido, a Rússia e outros países ficaram em alerta, e isso acabou levando à Primeira Guerra Mundial.
Outro caso semelhante é o da União Soviética durante a Guerra Fria.
A União Soviética também desenvolveu sua marinha e avançou para o Mediterrâneo.
Em resposta, os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Itália e outros países cooperaram estreitamente para impedir as atividades agressivas da União Soviética.
A formação do Quad entre o Japão, os Estados Unidos, a Austrália e a Índia, a disposição do Reino Unido de se juntar a ele e até as reações positivas da França e da Alemanha ao Quad surgiram todas em resposta à ofensiva agressiva da China.
Extrapolando os exemplos históricos apresentados pelo professor Kennedy, o lado que perde é aquele que provoca confrontos imprudentes.
Em outras palavras, na crise atual, quem perde é a China.
No dia 15, quando escrevi este artigo, os secretários de Estado e de Defesa dos Estados Unidos visitaram o Japão para participar do Comitê Consultivo de Segurança Japão–Estados Unidos, conhecido como “2+2”.
O documento “Reafirmando a sólida aliança Japão–Estados Unidos”, publicado pelo governo americano em 14 de abril, afirma explicitamente que “o compromisso dos Estados Unidos com a defesa do Japão é absoluto”, que “o artigo 5.º do Tratado de Segurança Japão–Estados Unidos se aplica às Ilhas Senkaku” e que “o Japão e os Estados Unidos cooperarão para responder aos desafios da China”.
Havia receios de que o governo Biden se tornasse um segundo governo Obama, conciliatório em relação à China.
No entanto, o conteúdo do documento acima, a realização do “2+2” e a chegada do primeiro-ministro Yoshihide Suga a Washington no primeiro dia da reunião de cúpula dissipam essas dúvidas.
O professor Kennedy afirmou que, se as relações econômicas do Japão com a China se deteriorarem, haverá alternativas, mas, se as relações de segurança do Japão com os Estados Unidos se deteriorarem, não haverá alternativa.
Ele tem razão.
Esse debate a três levou-me a pensar que, no grande curso da história, o Japão precisa realizar reformas profundas, incluindo uma revisão da Constituição, para sobreviver como uma nação com instituições e conduta adequadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.