O diplomata belga que enxergou além da propaganda e confiou no Japão — A perspicácia do barão d’Anethan e a diplomacia do panda

2024/03/21

Ele finalmente compreendeu o caráter e a conduta e as tendências dos japoneses e passou a confiar neles.
A seguir está outro artigo que encontrei na Internet há alguns dias.
O barão belga Albert d’Anethan
2014-04-11
Também o publiquei nas notícias de ontem, mas, como não consegui ler adequadamente o último artigo, volto a publicá-lo.
Será que a Bélgica conseguirá novamente enxergar a natureza brutal da China?
2014.4.10 msn Notícias Sankei
O “panda” deveria ser, originalmente, uma forma de “propaganda” destinada a influenciar a opinião pública internacional.
Em 31 de março, Xi Jinping, de 60 anos, visitou a Bélgica como parte de sua viagem pela Europa.
A “diplomacia do panda” era tão inquietante que dava origem a muitos equívocos.
Classifica-se como “propaganda branca” o “mocinho” que utiliza informações baseadas em fatos, e como “propaganda negra” o “vilão” que oculta informações falsas.
[A passagem seguinte, que associa o branco e o preto ao panda, não pode ser reconstituída com precisão porque a estrutura da frase no texto publicado está corrompida.]
O Japão também passou por essa experiência: pandas adoráveis despertam um sentimento de proximidade com a China e transmitem uma impressão de paz.
No entanto, a Bélgica é o país que produziu o barão Albert d’Anethan, ministro diplomático junto ao Japão, que não se deixou enganar pela propaganda negra.
Espero que a Bélgica volte a encarar de frente a tendência bárbara da China, que se esconde atrás dos pandas, massacra minorias étnicas e priva seu próprio povo da liberdade.
Gostaria de ver o brio da Europa contemporânea, sensível às violações dos direitos humanos.
O barão Albert d’Anethan viveu no Japão por muitos anos, de 1893 a 1910.
Ele finalmente compreendeu o caráter e a conduta e as tendências dos japoneses e passou a confiar neles.
Durante a Guerra Sino-Japonesa de 1894 a 1895, também demonstrou a perspicácia necessária para não se deixar enganar pela propaganda negra que havia colocado o Império do Japão diante de uma crise de isolamento internacional.
[Sobre a causa dessa crise, o texto publicado diz “o aumento de artigos relacionados à fabricação de papel nos Estados Unidos”, mas, como isso não faz sentido, não é possível traduzi-lo com precisão.]
Quando o porto militar de Lüshun foi ocupado, noticiou-se que “o Exército japonês massacrou 60 mil não combatentes, mulheres e crianças pequenas da China Qing, e apenas 36 escaparam”.
O barão, que conhecia a maneira como o Exército japonês combatia, certamente teve uma suspeita intuitiva e clara sobre o número de 60 mil, mesmo considerando a área e a população de Lüshun.
O barão iniciou uma investigação e enviou um relatório a seu país.
“O Japão cuida dos doentes e feridos, e a Cruz Vermelha desenvolve suas atividades ao máximo, com o apoio da imperatriz.
O Japão cumpre a Convenção de Genebra, à qual aderiu em 1886, destinada a proteger as vítimas da guerra terrestre.”
“Ouvi diretamente do visconde de Labris, militar francês que estava no local, que os mortos eram soldados que haviam tirado seus uniformes e que a história de que mulheres haviam sido mortas não era verdadeira.
[Aqui aparece o fragmento ‘trabalhadores de fábricas de armas e munições’, mas falta a frase que o conecta ao restante, tornando impossível reconstituí-lo com precisão.]
Os soldados japoneses, mesmo diante dos corpos de seus companheiros que haviam sido tratados cruelmente, conseguiram de alguma forma capturar os inimigos.”
Um general do Exército Qing matou um general do Exército japonês, mutilou seu corpo e o pendurou em uma árvore ou sob um beiral.
Naturalmente, os generais japoneses continuaram a combater, embora estivessem profundamente indignados com a atitude insultuosa do lado chinês.
Por outro lado, os generais do Exército Qing tiraram seus uniformes, entraram em casas particulares e vestiram roupas de civis.
[Nesse trecho, o texto publicado diz “iniciaram a rota”, e não é possível reconstituir com precisão a ação a que se refere, como uma retirada.]
Esses eram os soldados à paisana.
Enquanto procuravam uma oportunidade de fugir, os soldados à paisana dispararam contra os generais japoneses em casas particulares.
O especialista em direito internacional Nagao Ariga, que atuou como consultor jurídico e viveu de 1860 a 1921, afirmou que “a China Qing não respeita as regras da guerra” e considerou legal disparar contra soldados à paisana.
[A frase sobre as regras da guerra terrestre que fundamentariam essa avaliação não pode ser reconstituída com precisão porque os nomes e a ordem das palavras no texto publicado estão corrompidos.]
Alguns jornais estrangeiros distorceram a resposta aos soldados à paisana que se disfarçavam de não combatentes, apresentando-a como um “massacre”.
Este artigo continua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.