O Significado do “Bem” — O Banco do Japão, a Deflação Prolongada e o Moralismo dos Meios de Comunicação
2012/12/31
Na página 5 do Nikkei Shimbun de 29 de dezembro de 2012, foi publicado um artigo sobre o Banco do Japão, centrado numa entrevista com o governador Shirakawa.
Omitido (a maior parte da introdução foi omitida).
Os acréscimos ao texto são meus.
O Banco do Japão tem sido criticado por ter encerrado a flexibilização quantitativa em 2006, provocando um “aperto prematuro” e uma deflação crónica.
Também se aponta que a sua ausência dos cortes coordenados das taxas de juro pelos bancos centrais mundiais, imediatamente após a crise do Lehman no outono de 2008, contribuiu para a subsequente valorização acentuada do iene.
O Banco do Japão tem a principal responsabilidade por uma década de deflação.
Ainda assim, a única solução é o governo e o Banco do Japão colaborarem estreitamente e mobilizarem todas as políticas disponíveis.
(Takeshi Kawanami, Departamento de Economia)
Quem assina e lê jornais e acompanha os noticiários televisivos concordará, sem dúvida, com a minha observação de que os editoriais dos meios de comunicação japoneses levaram o Banco do Japão a adotar esta postura.
Como escrevi ontem, há uma questão relativa aos residentes coreanos no Japão.
A questão é que, caso tenham sofrido discriminação na infância ou na idade adulta, se rebelam contra a sociedade pela força, formam grupos antissociais e continuam a praticar o “mal” como uma parte da sociedade japonesa.
As pessoas ligadas ao “Dowa” também se unem da mesma forma e seguem um processo semelhante.
Na realidade, porém, a sociedade japonesa oferece uma igualdade de oportunidades muito maior do que outras regiões do mundo, e estas pessoas ocupam posições centrais em todos os setores e estratos da sociedade.
Que pessoas que viveram na pobreza e na adversidade frequentemente alcançaram o sucesso é um facto demonstrado pela história, tanto antiga como moderna.
Tenho orgulho em dizer que sou a única pessoa no Japão que apontou que o “pseudo” moralismo dos editorialistas dos meios de comunicação japoneses manteve o Banco do Japão no caminho errado.
Como continuo a afirmá-lo, o dia em que os meios de comunicação japoneses irão noticiar este assunto torna-se cada vez mais distante.
Ainda assim, a verdade chegará certamente aos confins do mundo.
Até esse dia, continuarei a praticar boas ações como o Kukai do século XXI.
Também considero que aqueles que fomentaram a referida “complacência” em consonância com o moralismo devem ter sido as pessoas mencionadas no início deste artigo, que ocupam posições centrais em vários setores e estratos da sociedade.
Quem os liderava era um magnata empresarial que, em diferentes ocasiões, mobilizou numerosos políticos e conseguiu os subsídios governamentais que desejava para os novos projetos de desenvolvimento da sua empresa.
Académicos e outros também participaram.
Por isso, estou convencido de que certas pessoas desempenharam um papel decisivo no enfraquecimento do Japão e na redução acentuada da sua competitividade industrial.
Ainda assim, as observações do jornalista que escreveu este artigo estavam corretas.
Mas, para os meios de comunicação, era demasiado tarde.
Vocês quase não têm margem para se defenderem.
O vosso moralismo “complacente” provocou uma grave estagnação económica no Japão.
Foi a primeira deflação prolongada na história dos países industrializados e aprofundou ainda mais a deterioração económica.
Inúmeros cidadãos japoneses enfrentaram o “mal” provocado pelo vosso moralismo “persuasivo” e sofreram enormemente.
A tempestade de despedimentos e reestruturações é outra forma de “mal”.
Enquanto o povo japonês sofria profundamente, certos barões ladrões acumulavam patrimónios “malignos” tão vastos que nunca conseguiriam gastá-los ao longo de toda a vida.
Não pode haver barões ladrões nas grandes empresas japonesas que continuaram a empregar centenas de milhares de pessoas.
Eu chamo a isso o “bem”.
O mundo finalmente percebe que é isto que significa o “bem”.
