Vulnerabilidades de segurança criadas pelas políticas de descarbonização — um diálogo entre Nobukatsu Kanehara e Taishi Sugiyama
2024/03/09
Não só o Japão, mas também os países desenvolvidos do mundo deveriam sentir uma pontada de dor
Vulnerabilidades de segurança criadas pelas políticas de descarbonização
2023/3/2
O texto que se segue foi retirado de um artigo especial sobre o diálogo entre Nobukatsu Kanehara, antigo diretor-adjunto do Secretariado de Segurança Nacional, e Taishi Sugiyama, investigador sénior do Instituto Canon de Estudos Globais, que abriu a edição da revista mensal Seiron publicada ontem.
É uma leitura obrigatória não só para os japoneses, mas também para pessoas de todo o mundo.
Não só o Japão, mas também os países desenvolvidos do mundo deveriam sentir uma pontada de pesar pela insensatez que demonstraram até agora.
Vulnerabilidades de segurança criadas pelas políticas de descarbonização
Kanehara
A atual guerra na Ucrânia recorda-nos que não devemos olhar apenas para os combates em que exércitos regulares se enfrentam.
Recentemente, começámos a falar de «poder nacional abrangente» e de DIME — diplomacia, informação, forças armadas e economia — na nossa Estratégia de Segurança Nacional.
Contudo, olhando para a Segunda Guerra Mundial, as falhas de abastecimento foram um fator importante na derrota das forças japonesas.
Temos tendência para nos concentrarmos nos assuntos militares, mas, se perdermos na economia, também perderemos a guerra.
A lição da Ucrânia, desta vez, é que um país como a Rússia irá naturalmente realizar ataques desse tipo.
É um grande erro afirmar que não terá os civis como alvo.
Sugiyama
É verdade.
As forças russas atacaram instalações de infraestruturas energéticas, mas estas parecem ter sido recuperadas com relativa rapidez e, de alguma forma, o fornecimento de energia continua.
Há dias, o Sankei Shimbun entrevistou um técnico de uma empresa de eletricidade ucraniana.
Ele contou que, apesar de terem morrido mais de cem pessoas só naquela empresa, continua a deslocar-se ao local sempre que as infraestruturas elétricas são destruídas e trabalha na sua recuperação, mesmo que demore vários dias, sem olhar ao perigo.
Não há qualquer garantia de que algo semelhante não aconteça no Japão.
Nesse caso, mesmo que sejamos atacados, temos de reparar imediatamente os danos e manter a rede elétrica.
Ouvi dizer que, desde o início, muitos locais na Ucrânia tinham sido fortemente protegidos em preparação para uma guerra entre os Estados Unidos e a União Soviética…
Kanehara
Afinal, é um país que construiu abrigos nucleares.
Sugiyama
Portanto, também construíram as infraestruturas elétricas tendo a guerra em mente.
Devemos aprender com isso.
Kanehara
Os países vizinhos da Ucrânia também foram profundamente afetados pela guerra.
O caso da Alemanha foi particularmente extremo.
Aumentou a sua dependência da Rússia no fornecimento de energia, em parte com o objetivo de manter relações estáveis com esse país.
Mas, no fim, quando alguém como o presidente russo Putin apelou à guerra, essa interdependência foi utilizada como arma.
Tenho pena do chanceler alemão Scholz, mas, do ponto de vista da Rússia, isso significa: «Podemos cortar o gás natural a qualquer momento».
A Alemanha dependia da Rússia para cerca de metade do seu gás.
A Alemanha depende da Rússia para cerca de metade do seu gás.
A União Europeia também depende da Rússia para cerca de 40% do seu gás, e a República Checa, a Hungria e a Eslováquia, na Europa de Leste, apresentam uma dependência particularmente elevada.
Se o fornecimento de gás a essas regiões for interrompido, a situação será grave.
Temos de considerar que isso pode acontecer.
Foi apenas com o governo de Shinzo Abe que o governo japonês começou a dizer: «Vamos trabalhar na segurança nacional como um país inteiro».
Também só há cerca de dez anos foi criado o Conselho de Segurança Nacional, o NSC, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Defesa e a Agência Nacional de Polícia começaram a atuar em conjunto.
Quanto aos organismos governamentais responsáveis pela economia, eram organizações que não compreendiam de todo os assuntos militares, o que também constituía uma das marcas deixadas pelo GHQ.
A situação melhorou bastante nos últimos anos, mas, anteriormente, só pensavam na guerra económica, e «o inimigo eram os Estados Unidos».
A segurança energética estava inteiramente entregue à Agência de Recursos Naturais e Energia.
Sugiyama
Para começar, a complacência em relação à paz espalhou-se por todo o Japão, e nem sequer a indústria utiliza a expressão «segurança nacional».
Por isso, muitas pessoas falam de fornecimento estável de energia em vez de segurança energética, e não existe o conceito de uma situação de conflito.
Há grande empenho em encontrar a combinação energética ideal, reforçar as relações com os países produtores de petróleo e desenvolver recursos de forma independente.
Mas, devido à aversão aos assuntos militares, nunca se pensou em planos para uma situação de conflito.
Garantir a segurança das rotas marítimas é uma questão urgente
Kanehara
É isso mesmo.
A Agência de Recursos Naturais e Energia pensa cuidadosamente no que fazer se ocorrer uma emergência no Japão.
No entanto, desde a crise petrolífera, tem-se limitado a armazenar petróleo e gás e ainda não pensou no que fazer se um tanque de petróleo explodir numa situação de conflito.
Continuam a ser necessárias medidas para garantir a segurança energética do país.
Num país normal, a energia nuclear está diretamente ligada à segurança nacional.
Seguimos o regime do TNP, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, e discutimos, até certo ponto, a proteção dos materiais nucleares.
Mas não existe ligação aos aspetos militares e de defesa.
Isto é uma anomalia à escala mundial.
Sugiyama
Embora existam reservas de petróleo para duzentos dias, estão guardadas em tanques vazios, pelo que, se alguém o quiser fazer, um ataque terrorista será fácil.
Por outro lado, as centrais nucleares estão sujeitas a rigorosas medidas antiterrorismo, chegando mesmo a suspender a produção de eletricidade por esse motivo.
Será isso equilibrado?
Mesmo que apareçam terroristas, destruir uma central nuclear será extremamente difícil.
Teriam de entrar nas instalações, destruir o edifício e ainda o recipiente de contenção e os equipamentos de alimentação elétrica auxiliar no seu interior.
Em comparação, seria muito mais fácil atingir tanques de petróleo ou navios de GNL à entrada da baía de Tóquio.
Kanehara
Criámos um mundo em que toda a economia, incluindo a energia, foi separada do setor militar.
Agora começamos a ligar os dois, mas a prioridade máxima deve ser a segurança energética.
No domínio da segurança energética, o governo não está ligado à comunidade internacional, e a Agência de Energia atua sozinha.
Se houver uma guerra, perderemos.
Também no caso da produção de energia solar, é necessário reforçar a cooperação com os ministérios e organismos responsáveis pela segurança.
Só agora se começa a falar da utilização inadequada dos terrenos e da razão pela qual existem tantas centrais solares numa determinada região.
Em Miyakojima, na prefeitura de Okinawa, antes da construção do aquartelamento das Forças de Autodefesa, tinham sido instaladas extensas filas de painéis solares de uma empresa chinesa, pelo que foi necessário mudar a localização do aquartelamento para um local a cerca de dez quilómetros de distância.
Uma vez que o Ministério da Economia, Comércio e Indústria começou a participar nos debates sobre segurança ao discutir a prevenção da fuga de tecnologia, também temos de discutir a segurança energética.
É um trabalho que deixámos por fazer durante o nosso mandato, e lamento isso.
O mesmo se aplica à segurança das rotas marítimas de transporte.
Nada avançou.
Suponhamos que, numa contingência em Taiwan, a China decide avançar também contra o Japão.
Nesse caso, não há garantia de que ataque apenas as bases norte-americanas e das Forças de Autodefesa.
A guerra consiste em atingir o ponto mais fraco do adversário, pelo que naturalmente procurariam atingir os tanques de armazenamento de petróleo.
São todos tanques expostos ao ar livre.
Se forem atacados, seis meses de petróleo serão destruídos.
Além disso, o mar da China Oriental e o mar da China Meridional tornar-se-ão campos de batalha, impedindo a passagem dos petroleiros.
Os petroleiros terão de fazer um grande desvio pelo sul das Filipinas até ao Pacífico.
As Forças de Autodefesa não têm capacidade para os escoltar.
Se dois ou três petroleiros forem afundados por drones ou submarinos chineses, haverá um enorme caos.
A economia japonesa não funciona sem a chegada diária de quinze petroleiros de duzentas mil toneladas, pelo que o afundamento de dois ou três poderá tornar o Japão incapaz de se sustentar.
Se Xi Jinping perceber que o Japão entrará em colapso, poderá fazê-lo.
Na guerra, não existe a noção de jogo desleal.
Na guerra passada, a primeira coisa que as forças norte-americanas fizeram após o ataque a Pearl Harbor foi destruir a frota mercante japonesa.
Não há garantia de que a China não faça o mesmo.
O governo japonês não tinha sido capaz de lidar com este tipo de questões.
Sugiyama
De facto, seria desastroso se as rotas marítimas fossem interrompidas.
Embora a Ucrânia esteja longe da Polónia, continua ligada a ela por terra e pode receber abastecimentos.
No caso do Japão, estamos rodeados pelo mar; o que acontecerá então?
O petróleo é vulnerável, mesmo que possamos armazenar reservas para duzentos dias.
Por outro lado, o gás natural só pode ser armazenado por um período de duas a duas semanas.
Também o carvão é atualmente armazenado em quantidades mínimas, suficientes apenas para cerca de um mês.
No caso das centrais nucleares, depois de carregado o combustível, este é normalmente substituído ao fim de cerca de um ano, mas, se a operação correr bem, é possível produzir eletricidade durante cerca de três anos.
O combustível também pode ser armazenado durante muito tempo antes de ser carregado.
Uma vantagem da energia nuclear é permitir continuar a fornecer eletricidade mesmo que o transporte marítimo seja interrompido numa situação de conflito.
Embora a Europa esteja ligada à Ucrânia, a mudança promovida pela Alemanha na política energética europeia foi um enorme fracasso.
Antes de a guerra começar, a Europa dispunha de carvão e de outros recursos em abundância, mas não podia utilizá-los devido à redução das emissões de CO2, e a Alemanha também tinha decidido não utilizar energia nuclear.
Assim, só restavam a energia eólica ou o gás natural russo.
No fim de contas, a energia eólica poderia ter sido mais fiável.
Por isso, aumentámos as importações de gás natural com a intenção de criar uma interdependência com a Rússia, mas essa dependência acabou por ser utilizada como arma.
Putin terá decidido invadir a Ucrânia com base no cálculo de que, sobretudo, a Alemanha não imporia verdadeiramente sanções económicas.
Como resultado, os países do G7 estão agora unidos na imposição de sanções económicas para travar as importações de recursos provenientes da Rússia.
Mesmo assim, não deveríamos ter levado a Rússia a pensar que as sanções eram algo sem importância.
Nesse aspeto, foi um fracasso completo.
O facto de a política europeia de descarbonização ter criado vulnerabilidades de segurança constitui uma lição extremamente importante.
Este artigo continua.
