A expansão nuclear e ferroviária da China e a crítica à imprensa japonesa
5 de maio de 2018
Tomoo Hirooka, presidente do Asahi Shimbun, fazia o discurso de encerramento no último dia do torneio de verão de Koshien.
Era um dia particularmente sombrio.
Como o basebol escolar vivia então a era da perseverança e do esforço, com as escolas de maior tradição desportiva no auge, talvez esta seja uma comparação adequada.
Convidado pelo governo chinês, permaneceu na China durante mais de um mês, esquecendo-se até da assembleia de acionistas.
Depois do seu regresso, o Asahi Shimbun tornou-se incrivelmente favorável à China.
Isso mostrava, da forma mais inequívoca possível, que o Asahi se tinha tornado a vanguarda da propaganda chinesa dirigida contra o Japão.
A partir de então, o Asahi passou a denegrir ainda mais o Estado japonês e o seu povo.
O Asahi Shimbun tem recebido quantias astronómicas provenientes dos nossos impostos, canalizados para a China através da ajuda pública ao desenvolvimento, a APD.
É agora um facto evidente que «Viagens à China», de Katsuichi Honda, foi um dos fatores que impulsionaram o crescimento do Estado de partido único comunista e os seus empreendimentos desmedidos.
Desde a adoção da linha de Hirooka, todos os atuais editorialistas devem ter visitado a China.
Há dias, ocorreu-me que muitos deles provavelmente tinham visitado a China mantendo relações estreitas com o Partido Comunista Chinês.
Ao mesmo tempo, fiquei subitamente convencido de que a probabilidade de todos terem caído numa armadilha de sedução era de quase cem por cento.
Sou a pessoa que mais frequentemente visita Quioto em todo o mundo.
Nos últimos anos, os turistas chineses têm inundado não só Quioto, mas também Osaka.
O texto afirma que os coreanos são bastante feios com os seus rostos naturais, sem cirurgia plástica.
Por outro lado, há muitas mulheres chinesas bonitas, tal como entre as japonesas.
Não é exagero dizer que a atmosfera que emanam também se aproxima da das japonesas.
Afinal, trata-se de um país com mil e quatrocentos milhões de habitantes.
Mesmo em termos de probabilidade, não deverá ser muito difícil encontrar uma mulher bonita.
Quando contei isto a um amigo livreiro, ele respondeu:
«É verdade.
A China é um país de populações mestiças.
Antigamente, os países vizinhos ofereciam à China princesas da península coreana, e a China era conquistada por povos diferentes a cada cem anos.»
Além disso, no Japão existia, sobretudo entre as elites, a tradição de considerar «vergonhoso recusar o convite de uma mulher».
Na página oito do Yomiuri Shimbun de hoje, apareciam grandes títulos como «Ofensiva de exportação de centrais nucleares e caminhos de ferro», «Pilares das infraestruturas da Iniciativa Faixa e Rota» e «Avanço das capacidades tecnológicas e da produção nacional».
Devia tratar-se de uma série de artigos.
Era a segunda parte de «Quarenta anos de reforma e abertura», intitulada «Uma potência científica».
Pensei imediatamente: «O que é isto?»
Tal como as minhas conjecturas anteriores, esta também está quase cem por cento correta.
O movimento antinuclear defendido por Mizuho Fukushima, Naoto Kan e Masayoshi Son, com o Asahi Shimbun à frente, tem sido um fator importante na estratégia chinesa de exportação de centrais nucleares e caminhos de ferro.
Não há dúvida de que o Japão é o concorrente mais difícil de enfrentar para a China nos setores da energia nuclear e dos caminhos de ferro.
O Japão é um obstáculo incómodo nos setores que constituem os pilares da estratégia de exportação chinesa.
O Japão, ou melhor, o Asahi Shimbun, deseja o declínio da tecnologia nuclear com um pseudomoralismo ao nível de um jardim de infância.
Se isso acontecer, será um grande êxito em todos os sentidos.
Quem primeiro se alegrará será a China, seguida da península coreana.
Como as operações de influência chinesas se espalharam por todos os cantos do mundo, a maioria dos meios de comunicação social continua sem noticiar a poluição por PM2,5 que se tem repetido nos últimos anos.
Consigo percebê-la olhando de minha casa para o céu de Umeda.
Quando verifico a situação na China, por precaução, encontro pontos negros dispersos que indicam valores de poluição por PM2,5 difíceis de acreditar.
Até as partículas PM2,5 são frequentemente transportadas pelos ventos em altitude.
A China, nosso vizinho, está a avançar com um plano para colocar em funcionamento mais de cem reatores nucleares até 2030 e igualar os Estados Unidos.
Todos os editorialistas do Asahi Shimbun que se opõem persistentemente à energia nuclear devem ter caído numa armadilha chinesa e estar completamente sob a sua influência.
O artigo do Yomiuri Shimbun é o seguinte.
Ofensiva de exportação de centrais nucleares e caminhos de ferro
Camiões circulam levantando nuvens de poeira numa estrada costeira ladeada por casas com telhados de colmo.
Dirigem-se à central nuclear de Shidaowan, na cidade de Rongcheng, província de Shandong, perto desta cidade portuária onde prospera a criação de moluscos.
No recinto veem-se várias gruas, e avança a construção de um reator de demonstração de alta temperatura arrefecido a gás, considerado promissor como reator nuclear da próxima geração.
O Japão também possui reatores de investigação para experiências básicas, mas este é o primeiro reator de demonstração do mundo destinado a testar a produção de eletricidade.
Liu Xugang, investigador associado da Universidade Tsinghua, de quarenta e dois anos e conhecedor da energia nuclear, afirma: «Começará a funcionar no final deste ano.
Esperamos obter vários conhecimentos novos.»
Na China, que se atrasou em relação ao Japão, aos Estados Unidos e à Europa na construção de centrais nucleares, a central de Qinshan, na província de Zhejiang, só começou a fornecer eletricidade à rede em 1991.
Houve até ocasiões em que delegações de uma associação japonesa do setor elétrico visitaram a central para ajudar a apertar os parafusos das tubagens.
Posteriormente, porém, o país também introduziu tecnologia dos Estados Unidos, de França, da Rússia e de outros países, investindo na formação de pessoal.
Segundo a Associação da Indústria Atómica do Japão, em janeiro de 2018 estavam em funcionamento trinta e sete reatores nucleares, colocando a China no terceiro lugar mundial, depois dos Estados Unidos e de França.
A situação contrasta com a do Japão, onde a maioria dos reatores está parada devido ao reforço da regulamentação após o acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi.
Com o objetivo de se tornar uma «potência nuclear», o país acelera a construção para satisfazer a procura interna de energia e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
O plano prevê colocar em funcionamento mais de cem reatores nucleares até 2030, igualando os Estados Unidos.
Também nos caminhos de ferro de alta velocidade, o país tem reduzido a distância em relação ao estrangeiro através da introdução de tecnologia externa.
5 de maio de 2018
Até agosto de há quatro anos, quem dominava o Japão era o Asahi Shimbun.
Usando uma expressão de que eles gostam, é um facto evidente que o Asahi Shimbun dominava todos os setores como os nazis do Japão.
Todos os membros da Procuradoria Distrital de Tóquio, incluindo os do Departamento de Investigação Especial, devem ser assinantes do Asahi Shimbun.
Mais do que isso, um artigo de Masayuki Takayama, o único jornalista do mundo do pós-guerra, mostra claramente um determinado facto.
Segundo ele, o Asahi Shimbun abordava problemas relacionados com as mulheres dos procuradores-gerais e outras questões para atacar aqueles que não se submetiam à sua vontade, dando-lhes ampla cobertura, tal como na sua atual campanha para derrubar o governo, e afastando-os repetidamente dos seus cargos.
Não há dúvida de que os chineses estão envolvidos, direta ou indiretamente, em várias operações para desacreditar as centrais nucleares e os caminhos de ferro japoneses, os seus concorrentes mais fortes e difíceis de enfrentar a nível mundial.
O Japão começou a construir o Shinkansen de levitação magnética, a tecnologia ferroviária mais avançada do mundo, que o afastará ainda mais da China.
As grandes construtoras japonesas, detentoras de tecnologia de ponta que orgulha o Japão e é reconhecida mundialmente, estão a ser investigadas por «irregularidades em concursos públicos» de uma forma que até antigos procuradores questionam.
É evidente que a China é o único país do mundo que se alegra e exulta com isso.
Segue-se a continuação do artigo do Yomiuri Shimbun citado na secção anterior.
Também nos caminhos de ferro de alta velocidade, a China tem reduzido a distância em relação ao estrangeiro através da introdução de tecnologia externa.
Em setembro de 2005, entrou em circulação o comboio de alta velocidade «Fuxing», que se orgulha de atingir a velocidade mais elevada do mundo, trezentos e cinquenta quilómetros por hora.
O comboio, cujo nome remete para o lema do governo de Xi Jinping, «O grande rejuvenescimento da nação chinesa», liga Pequim a Xangai, a cerca de mil e trezentos quilómetros de distância, em quatro horas e meia.
A China introduziu tecnologia ferroviária do Japão, da Alemanha e de outros países, mas Yang Zhongping, professor da Universidade Jiaotong de Pequim, de quarenta e sete anos, afirma: «O Fuxing é um produto “inteiramente nacional”, no qual a China realizou tudo autonomamente, desde a conceção até aos testes.
A tecnologia passou para uma nova fase.»
No âmbito da Iniciativa Faixa e Rota, a China pretende exportar para o estrangeiro as suas tecnologias de infraestruturas.
Os dois pilares dessa estratégia são as centrais nucleares e os caminhos de ferro de alta velocidade.
Num simpósio sobre a indústria nuclear realizado em Tóquio a 10 de abril, um dirigente de uma empresa chinesa envolvida na exportação de centrais nucleares apresentou o reator nacional «Hualong One» e sublinhou: «Com os nossos sistemas de segurança nuclear, podemos satisfazer plenamente as exigências dos clientes.»
O Hualong One é um novo modelo de reator nuclear baseado em tecnologia francesa.
Segundo a apresentação, pode resistir a grandes sismos e tsunamis, tendo em conta as lições do acidente de Fukushima Daiichi.
Já foi exportado para o Reino Unido, a Argentina e outros países.
Também no setor ferroviário de alta velocidade foram obtidas encomendas para projetos de construção no Laos, na Indonésia e noutros países.
O professor Yang explica: «A nossa vantagem é termos desenvolvido material circulante capaz de responder às diversas condições de relevo e clima do país.»
O Japão também procura vender centrais nucleares e caminhos de ferro de alta velocidade, mas a China, outrora sua «aluna», tornou-se uma concorrente poderosa.
No entanto, o Hualong One não tem experiência de funcionamento, e não se sabe se poderá realmente responder a acidentes e problemas.
Um investigador japonês aponta a falta de transparência na divulgação de informações: «Assim que a tecnologia fica estabelecida, os estrangeiros deixam de poder entrar nas instalações.»
Também nos caminhos de ferro de alta velocidade há vários casos de projetos interrompidos devido a métodos agressivos e a previsões demasiado otimistas no momento da adjudicação.
Zhou Weiyue, professor da Universidade de Guangxi, de cinquenta e cinco anos e especialista no ciclo do combustível nuclear, salienta: «Ainda há muito a aprender com o Japão, que possui muitos anos de experiência.»
Por outro lado, os dados de funcionamento das centrais nucleares e dos caminhos de ferro de alta velocidade são valiosos para a investigação e o desenvolvimento, inclusive no Japão, onde o financiamento da investigação está a ser reduzido.
Keisuke Watanabe, investigador do Instituto de Investigação da Energia Elétrica no Estrangeiro, de sessenta e seis anos, afirmou, com base nos seus trinta anos de observação da China: «O Japão é necessário para o desenvolvimento da China, e o Japão também pode tirar partido da China.
Devemos construir uma relação estratégica.»
