Logo você vem dizer isso! Masayuki Takayama denuncia os escândalos jornalísticos e os dois pesos e duas medidas do Asahi Shimbun
2024-02-15
O texto a seguir foi extraído da coluna regular de Masayuki Takayama que encerra a edição do semanário Shūkan Shinchō lançada hoje.
Este artigo também demonstra que ele é um jornalista sem igual no mundo do pós-guerra.
Leitura indispensável não apenas para os japoneses, mas para pessoas de todo o mundo.
Logo você vem dizer isso!
Os repórteres do Asahi Shimbun não se preocupam muito com os fatos.
Por exemplo, “Viagem à China”, de Katsuichi Honda, não contém um único fragmento de verdade.
Naquela época, o presidente Tomoo Hirooka havia dito, à maneira de Yasuo Fukuda: “Não escrevam nada que seja inconveniente para a China.” Por isso, o resultado ficou repleto de mentiras.
Seu sucessor, Seiki Watanabe, não foi diferente.
Assim, o chefe da sucursal de Miyazaki escreveu levianamente: “O 23º Regimento de Miyakonojo perpetrou o Massacre de Nanquim.”
Aos que protestavam, respondia: “Como ousam contestar o grande Asahi?”, e os mandava embora.
Akimi Satake, chefe da editoria de cultura da sede de Tóquio, também publicou uma reportagem afirmando: “Esta é a operação com gás tóxico em Nanchang”, acompanhada de uma fotografia com espessas nuvens de fumaça subindo.
O Sankei Shimbun denunciou a reportagem fraudulenta: “Se o gás tóxico sobe para o céu, só pode matar corvos. Isto é uma cortina de fumaça.”
Furioso, Satake invadiu a redação do Sankei, esbravejando: “Que absurdos vocês estão dizendo sobre o grande Asahi!”
Mas ninguém reconhecia essa suposta grandeza do Asahi e, quando as duas histórias foram desmascaradas como mentiras, Watanabe foi demitido.
O “grande Asahi” ficou ressentido.
Então, um fotógrafo gravou “KY” em um coral e se vingou proclamando: “Os japoneses são o povo que mais se destaca no mundo em vandalismo com pichações.”
Os moradores locais, porém, suspeitaram que o próprio Asahi havia armado toda a encenação.
Quando o interrogaram, o fotógrafo tentou primeiro intimidá-los.
Confrontado com mais indícios, apresentou uma desculpa aparentemente plausível: “Usei o dedo para tornar mais nítida uma inscrição antiga.”
Quando lhe apontaram que isso seria impossível com o dedo, ajustou a história: “Com o cabo do flash.”
Quando os demais jornais também começaram a fazer alarde, o Asahi finalmente admitiu que seu próprio fotógrafo havia gravado o coral.
A admissão só veio depois de uma sucessão de desculpas vergonhosas.
Com isso, o presidente Toichiro Hitotsuyanagi foi demitido.
Seu sucessor, Toshitada Nakae, jurou vingança e começou por mandar Takashi Uemura escrever mentiras sobre as “mulheres de conforto”, difamando os japoneses.
Em seguida, atacou os meios políticos e empresariais por causa do escândalo Recruit, mas renunciou quando se descobriu que ele próprio também se aproveitava da Recruit.
Após um presidente intermediário, Shinichi Hakoshima concentrou a hostilidade do Asahi em Shinzo Abe e mandou Masakazu Honda escrever que Abe havia “feito alterar um programa vermelho da NHK”.
O programa tratava de uma farsa de tribunal que julgava o imperador, encenada por Yayori Matsui, ex-jornalista do Asahi, e por agentes norte-coreanos.
Honda calculava que, se escrevesse “Abe interferiu”, seus camaradas vermelhos da NHK fariam coro, dizendo “É isso mesmo!”, e assim poderiam liquidar Abe politicamente.
Mas a NHK recuou e passou a dizer exatamente o contrário: “O Asahi publicou informações falsas.”
A revelação de uma fabricação tão mal-intencionada poderia perfeitamente levar ao fechamento do jornal.
Hakoshima tratou de renunciar, assumindo formalmente a responsabilidade por uma entrevista fictícia entre Yasuo Tanaka e Shizuka Kamei, caso ocorrido mais ou menos na mesma época.
Kotaro Akiyama, a quem coube lidar com as consequências, acabou decidindo, depois de muito ponderar, entregar o assunto a uma “comissão independente e imparcial”.
Ela, porém, não tinha nada de imparcial.
Entre seus integrantes estavam Yasuo Hasebe, constitucionalista apadrinhado pelo Asahi, e Uichiro Niwa, com suas ligações com a China, entre outros.
E o Asahi gastou dinheiro a rodo com honorários e outras despesas.
Assim, nove meses depois, quando os comentários públicos já haviam desaparecido por completo, veio a absolvição prevista: “A reportagem foi insuficientemente apurada.”
Chegaram até a dizer que não era necessário pedir desculpas.
Depois disso, o Asahi continuou recorrendo com frequência a essas comissões supostamente independentes, plausíveis apenas na aparência e montadas à sua conveniência.
As mentiras sobre as “mulheres de conforto”, com as quais difamara os japoneses durante trinta anos, também ficaram impunes; restou apenas o ressentimento dos japoneses.
Na facção Abe, que o Asahi odeia, parte da receita da venda de ingressos para eventos de arrecadação política havia sido repassada de volta aos membros e utilizada sem ser declarada.
O Asahi aproveitou a oportunidade para fazer um escândalo em torno de “caixa dois”.
Quando Jun Azumi, do Partido Democrático Constitucional, constituiu um caixa dois de 300 mil ienes, porém, o jornal chamou isso de “omissão de declaração”.
No caso de Tatsuyoshi Kato, da facção Abe, até 100 mil ienes foram classificados como “caixa dois”, e ele foi obrigado a deixar o cargo de secretário parlamentar do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo.
O Asahi abordou o caso em um editorial.
O título era: “Não tentem encobrir a verdade com revelações a conta-gotas”.
Mas “encobrir a verdade com revelações a conta-gotas” foi justamente a maneira como o Asahi lidou com aquele escândalo da inscrição no coral.
Naquele caso, tratava-se do grave crime de danificar um monumento natural protegido.
Já o caso da facção Abe diz respeito à maneira de administrar o dinheiro de seus próprios eventos de arrecadação política.
O que se questiona é a falha de não o ter declarado.
O Asahi, por sua vez, cometeu um crime e ainda acumulou falsos testemunhos.
O editorial afirma: “A investigação para esclarecer a verdade não está sendo conduzida por terceiros independentes.”
É preciso ter muita cara de pau para dizer isso.
Afinal, o próprio Asahi vem encobrindo as coisas sob o pretexto dessas mesmas “investigações por terceiros independentes”.
Se quer dar lições aos outros, examine primeiro a própria conduta.
Ainda lhe faltam cem anos para poder escrever com tamanha arrogância.
