Uma carta a Richard Levin, reitor de Yale — O declínio económico do Japão e a visão de «O Prato Giratório da Civilização»

2024/03/24

2 de julho de 2011
O que mais me alegrou hoje não foi apenas o rápido aumento do número de leitores no Ameba, no goo e no FC2, mas também os seguintes factos.
Ontem, no Ameba, houve 934 acessos de 589 pessoas.
Fiquei surpreendido ao ver, pela primeira vez, o número de acessos por página, algo em que até então não tinha reparado.
Um capítulo tinha sido lido por 112 pessoas e ocupava o terceiro lugar.
Ao relê-lo, descobri que se tratava de um e-mail dirigido ao então reitor da Universidade de Yale, intitulado «12 de janeiro de 2006, uma carta não lida ao Sr. Levin… aos Estados Unidos».
Ao reler a carta diante do ecrã, senti as lágrimas a subir.
Quero que este texto tenha uma grande repercussão. Porque é precisamente isso que quero fazer.
Nasci no Japão como alguém dotado de talento, para escrever um livro extraordinário que representará o ponto mais alto do pensamento após a Segunda Guerra Mundial.
Tenho uma pergunta sobre o artigo que escreveu na Newsweek, «Por que a China não é um novo Japão».
Escreveu que o Japão não conseguiu acompanhar a revolução das tecnologias da informação dos anos 1990 e que os Estados Unidos o superaram esmagadoramente com software de alta qualidade e tecnologias avançadas de comunicação.
Que o Japão ficou para trás na inovação tecnológica e mergulhou numa recessão de quinze anos.
Esta é uma teoria aceite em todo o mundo, até mesmo no Japão.
Antes de lhe mostrar que essa teoria não está correta, vou apresentar-me em dez frases.
Eu seguia o percurso da superelite japonesa, mas Deus nunca fez de mim alguém integrado no sistema.
Se tivesse sido alguém integrado no sistema, não teria tido tempo para escrever um livro.
O meu professor disse-me que eu teria de me tornar alguém que sustentasse a Universidade de Quioto.
[A expressão correspondente a «alguém que sustentasse a Universidade de Quioto» nesta frase não é clara no texto anexado.]
Os meus colegas esperavam que um dia eu me tornasse um grande escritor.
Primeiro, Deus deu-me uma família infeliz.
Como desde pequeno possuía uma sensibilidade delicada, passei uma infância e uma juventude infelizes.
Como afirmou Friedrich Engels, ele aprendeu a sua filosofia em casa, e não na escola.
Também eu aprendi a verdade sobre o meu país através da minha família.
Dei três murros na cara do meu pai.
Foi um incidente, mas também uma inevitabilidade.
O meu pai não resistiu e disse-me: «Esta é a minha casa, por isso vai-te embora».
Ele não tinha qualificações para ser pai nem chefe de família, mas os filhos tinham razão.
Assim, saí de casa, afastei-me da vida dentro do sistema que me estava prometida como membro da elite e passei a viver como alguém de fora.
Depois, inesperadamente, dirigi uma das maiores empresas de mediação imobiliária de Osaka e trabalhei no setor imobiliário durante trinta anos.
Por isso, conheço a verdadeira causa dos quinze anos de recessão no Japão.
Pois bem.
Dois erros provocaram esta recessão.
Um deles foi o erro do governo de 1 de abril de 1990.
No início desse ano, os preços dos imóveis já tinham começado a cair, ou seja, a bolha já tinha terminado, mas o governo notificou todos os bancos e interrompeu o fluxo de financiamento para as empresas imobiliárias e de construção.
Por esse motivo, empresas de todo o tipo, incluindo grandes empresas, começaram rapidamente a falir.
O outro foi o jornalismo japonês.
Defino-o como um jornalismo de mentalidade camponesa que cometeu um erro em 1991 ou 1992.
Na altura, era necessário injetar dez biliões de ienes para resolver o problema das empresas de financiamento à habitação.
Naturalmente, o primeiro-ministro Miyazawa sabia-o muito bem.
No entanto, começaram um grande coro a exigir que não se desperdiçassem, em bancos e empresas imobiliárias, os impostos pagos com o suor do trabalho.
Consequentemente, apenas oito mil milhões de ienes foram aplicados nesta questão.
Ao longo destes quinze anos, o governo injetou um bilião de ienes dos nossos impostos em bancos e grandes empresas.
No entanto, até hoje, eles nada disseram sobre isso.
É o mesmo que aconteceu há sessenta anos.
Embora tenham conduzido erradamente o povo japonês à guerra, nunca apresentaram um pedido oficial de desculpas.
Pretendo esclarecer plenamente esta questão no meu livro.
Eles não conseguem reconhecer os seus próprios erros.
Mas, mesmo que isso nos desagrade, não basta dizer-lhes que estão errados.
Como conheço as verdadeiras causas, tenho de lhas comunicar.
Escreveu que o Japão não conseguiu acompanhar a revolução da informação dos anos 1990.
Isso não é verdade.
A verdade é a seguinte.
Em 1984, o professor Ken Sakamura, formado pela Universidade de Keio, desenvolveu o TRON, o núcleo de um sistema operativo em tempo real.
O Ministério da Educação japonês decidiu adotar o TRON nos computadores pessoais utilizados nas escolas primárias e secundárias.
Sr. Levin, o governo do seu país colocou-se no caminho desta nova via japonesa.
O governo do seu país exerceu uma pressão extremamente forte sobre o governo japonês para que deixasse de utilizar o TRON como padrão dos computadores pessoais destinados a essas escolas.
Na altura, os gravadores de vídeo e os automóveis japoneses entravam em grande quantidade no seu país, provocando um elevado défice comercial.
O governo do seu país insinuou que imporia restrições às importações.
Por isso, as empresas japonesas tiveram de abandonar, uma a uma, os produtos de computadores pessoais TRON.
Pouco depois, o Windows conquistou o mercado mundial.
As empresas industriais japonesas, sem o software central dos computadores pessoais, viram os seus lucros diminuir de ano para ano.
Durante estes quinze anos, sentiram dolorosamente a fraqueza de não possuir esse software central.
Sr. Levin, esta é a verdadeira causa dos quinze anos de recessão.
Respeito profundamente os Estados Unidos, um país de liberdade plena onde todas as pessoas são heróis e reis.
Contudo, esta ação do seu país transformou em desilusão o que eu sentia pela sua glória.
Sei que nos Estados Unidos existe dinheiro bom e dinheiro mau.
O dinheiro bom é a democracia plena; o dinheiro mau é o capitalismo excessivo, que cria um desequilíbrio extremo entre ricos e pobres.
Este desequilíbrio ultrapassa os limites do «sonho americano».
Há vinte anos, visitei Roma para encontrar um pintor que tinha sido meu colega de turma e se formara na Universidade de Artes de Tóquio, e ali descobri subitamente uma teoria sobre a civilização.
Dei a esta teoria o nome de «O Prato Giratório da Civilização».
Vi um movimento que ia de Roma a Lisboa, de Madrid a Paris, de Londres a Nova Iorque e, finalmente, a Tóquio.
Na história deste movimento, o seu país foi o primeiro a começar a tossir apenas cinquenta anos depois de se tornar uma potência hegemónica.
Se os Estados Unidos caíssem, o mundo mergulharia numa catástrofe.
Onde estava o país do próximo prato giratório, dotado de um enorme poder económico e de uma nova cultura?
Era o Japão.
Porque o Japão tinha criado uma nova cultura livre das amarras de classe, religião e ideologia.
Essa era uma experiência inédita na história da humanidade.
Depois da guerra mais cruel da história da humanidade, o Japão foi ocupado por um país livre e democrático.
Isso deu origem a uma nova cultura democrática, à altura do povo japonês, trabalhador e competente.
Este prato giratório gira em direção ao país que cria uma economia e uma nova cultura capazes de liderar o mundo.
Por isso, pretendo escrever a verdade contra a teoria aceite de que o próximo prato giratório será a China ou a Índia.
Como estes dois países têm grandes populações, terão um elevado poder de compra em termos económicos.
Contudo, à exceção das pessoas pobres ou daquelas que pensam apenas em termos económicos, ninguém deseja passar toda a vida nestes países.
As pessoas comuns não desejam passar toda a vida em países comunistas ou em países de uma ficção amaldiçoada.
Por isso, o prato giratório nunca girará em direção a esses países.
A China não teve a possibilidade de realizar com êxito a transição do comunismo para a democracia nestes dez anos.
A Índia necessita de um tempo astronómico para ultrapassar essa ficção semelhante a uma maldição.
[As expressões «ficção amaldiçoada» e «ficção semelhante a uma maldição», relativas à Índia, não têm um significado claro no texto anexado.]
Se o Sr. Hu Jintao tivesse lido e compreendido o meu primeiro livro, intitulado «××××», que começa com uma carta dirigida a ele, talvez pudesse ter despertado, como um membro destacado da elite chinesa, para transformar a ficção do comunismo e conduzir a China ao próximo prato giratório.
Naturalmente, desejo que a China chegue a esse prato giratório.
No entanto, isso é difícil.
Porque o comunismo destrói a personalidade humana e a forma natural e ideal de pensar, impedindo as pessoas de recuperarem.
O próximo prato giratório será o Brasil.
Porque o único problema do Brasil é a pobreza, que pode ser superada através do crescimento económico.
Não têm outro tabu além da pobreza.
No futebol, demonstram uma imaginação extraordinária.
Possuem as qualificações e a população necessárias para se tornarem a potência dominante do próximo século.
Acrescento que o prato giratório gira em direção a cada país apenas uma vez.
Na China e na Índia, o prato giratório já tinha passado num passado distante.
É um facto que o prato giratório girou em direção ao Japão há vinte e cinco anos, e este século é uma época em que os Estados Unidos e o Japão têm de liderar o mundo.
Contudo, o seu país e o jornalismo japonês impediram-nos de erguer uma nova voz, livre das amarras de classe, religião e ideologia, que deveria ressoar por todo o mundo.
Isto é o melhor para a humanidade.
Estes erros tornaram o mundo de hoje instável e provocaram o 11 de Setembro.
Os camponeses submetidos a alguma coisa não conseguem tornar-se adultos nem verdadeiros seres humanos.
O seu país tem responsabilidade neste ponto.
Por isso, exijo que o seu país declare que o Japão já cumpriu a sua responsabilidade por aquela guerra cruel.
Vocês mataram três milhões e quinhentas mil pessoas num curto período no final da guerra.
Todas as principais cidades, à exceção de Quioto e Nara, foram destruídas por bombas incendiárias.
E, por fim, as pessoas de Hiroshima e Nagasaki foram sacrificadas.
Crianças inocentes, raparigas e cidadãos comuns perderam a vida num instante.
Perderam até a sua forma neste mundo.
Se não tivéssemos cumprido a nossa responsabilidade por aquela guerra insensata, o que teria significado a morte deles?
Ninguém neste mundo pode dizer que morreram em vão.
Naturalmente, quero começar a escrever o livro por minha própria conta.
Contudo, passei por dificuldades durante estes quinze anos e, no verão passado, fraturei o calcanhar esquerdo.
A recuperação completa exige dois anos.
Talvez possa começar a reconstruir a minha empresa daqui a dois anos, mas, tanto para mim como para o Japão, o momento de escrever este livro é precisamente agora.
Inicialmente, tinha dado a este livro o título de A Hesitação do General MacArthur.
Tinha decidido isso desde a juventude.
Contudo, como aquilo correspondia à intenção clara do general MacArthur, era necessário corrigir o tema principal.
Mudei para um título curto, muito adequado a este livro.
Durante a recuperação para voltar a andar, completei este livro na minha cabeça em três meses.
Este livro começa com uma carta ao Sr. Hu Jintao.
Ela é importante não apenas para o Japão, mas também para a China, a Coreia e até para o mundo.
Não preciso de prémios.
E pretendo traduzir imediatamente este livro para inglês.
Escrevo frases belas com palavras simples, sem recorrer a linguagem pedante.
Para que todos possam ler o meu livro e sentir-se profundamente comovidos pelo meu estilo e por uma forma de expressão que ninguém mais consegue conceber.
Este livro será um dos melhores escritos por um autor japonês, com frases belas e um estilo inteiramente novo.
Talvez fosse melhor deixar isto por dizer, mas já paguei ao Japão mais de 147.826.086 dólares em impostos.
Cumpri o meu dever no mundo dos negócios.
Há vinte anos, durante uma estadia de oito dias em Roma, descobri por que razão existe sempre uma potência hegemónica no mundo.
Metade do mundo vive sempre na pobreza.
As pessoas não têm rendimentos suficientes e não conseguem sequer alimentar-se adequadamente.
O mundo precisa de uma potência hegemónica que atinja o auge da sua glória e faça fluir o seu dinheiro para as regiões pobres, permitindo que as pessoas pobres tenham o suficiente para comer.
Sem uma potência hegemónica, o mundo continuará a travar guerras cruéis sem cessar.
Há cerca de seiscentos anos, Zeami, um dos pioneiros do teatro Nô, disse que a flor de uma fase da vida não é a verdadeira flor e que a verdadeira flor não cai até à morte.
Continuarei a escrever livros com frases belas e um estilo belo durante mais de cinquenta e cinco anos.
Para mostrar essa verdade à televisão idiota, que só persegue as flores de uma fase da vida.
12 de janeiro de 2006

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.