Porque me tornei japonês — As raízes e a identidade de um descendente de coreanos da quarta geração

No entanto, é raro encontrar um país como o Japão, sem discriminação por nacionalidade ou raça.
2022/3/5
A fação de John Dower, que domina os meios académicos de História nos Estados Unidos, Alexis Dudden, que não seria exagero descrever como uma agente da Península Coreana, e Carol Gluck, que trabalha para o Asahi Shimbun.
Norimitsu Onishi tem escrito artigos antijaponeses para o New York Times e o Washington Post, influenciados pela propaganda antijaponesa da China e da Coreia do Sul.
Foi o Süddeutsche Zeitung, entre outros jornais, que utilizou as notícias do Asahi Shimbun, moldadas por uma visão autodepreciativa da história e por uma ideologia antijaponesa, bem como artigos antijaponeses escritos por pessoas com essa ideologia, para apresentar o Japão como um Estado criminoso equiparável aos nazis e, assim, atenuar a sua própria culpa.
Continuaram a utilizar os artigos do Asahi Shimbun para incutir uma ideologia antijaponesa no povo alemão.
Jornalistas com as piores qualidades humanas e as menores capacidades continuaram a escrever artigos antijaponeses.
Como resultado, uma sondagem realizada na Alemanha há alguns anos revelou que cerca de metade da população alemã tinha uma ideologia antijaponesa.
O facto de o povo alemão ser facilmente instigado pelos piores jornalistas mostra que a situação atual pouco difere da época em que era instigado pelo nazismo.
Demonstraram que os meios de comunicação social podem instigar os seus leitores e fazer-lhes uma lavagem cerebral sem sofrer qualquer consequência.
Como noticiaram o Ryukyu Shimpo e o Okinawa Times, que dominam a província de Okinawa, as últimas eleições para governador?
Nem é preciso saber que tipo de notícias produziram sob a manipulação da China e da Coreia do Sul.
Não é exagero dizer que a propaganda antijaponesa é a razão de ser da China e da Península Coreana.
O texto que se segue foi retirado de um artigo de Kenichi Iwamoto, intitulado «Porque me tornei japonês», publicado no número da revista mensal «WiLL» atualmente à venda.
É uma leitura imprescindível não só para o povo japonês, mas também para as pessoas de todo o mundo.
O sentimento de crise durante o pesadelo do governo do Partido Democrático do Japão e o despertar da identidade
Os destaques no corpo do texto, excetuando os títulos, são meus.
Em busca de uma vida próspera
Sou um coreano de quarta geração residente no Japão.
O meu bisavô veio para o Japão em 1917, pouco depois da anexação da Coreia pelo Japão.
Na altura, o Japão encontrava-se em plena «bolha da era Taishō».
Na Europa, principal palco da Primeira Guerra Mundial, a produção de bens industriais tinha sido temporariamente interrompida.
Em resposta, surgiram no Japão novas empresas, sobretudo nos setores da indústria pesada e química.
Também nos setores dos transportes marítimos e da construção naval, as empresas japonesas beneficiaram enormemente do aumento da procura externa.
Os «novos-ricos» simbolizavam aquela prosperidade económica sem precedentes.
Provavelmente já viram nos manuais escolares uma caricatura que representa a troca de palavras: «Está tão escuro que não consigo ver os sapatos» e «Que tal pegar fogo a uma nota de cem ienes para iluminar?».
Alguns manuais escolares explicam a anexação da Coreia pelo Japão dizendo que «o Japão ameaçou a Coreia pela força».
Por isso, é apresentada como uma «humilhação» para os coreanos e como uma «história sobre a qual os japoneses devem refletir criticamente».
Mas terá sido realmente assim?
Na realidade, muitas pessoas atravessaram da península para o Japão em busca de uma vida próspera, e o meu bisavô foi uma delas.
Só muito recentemente soube que o meu bisavô tinha vindo para o Japão durante a Primeira Guerra Mundial.
Nascido e criado no Japão como membro da quarta geração de coreanos residentes no país, naturalizei-me japonês em 2013.
Ao reunir os documentos necessários para a naturalização, entrei em contacto com as minhas raízes, que até então conhecia apenas vagamente.
A identidade como japonês
Tendo nascido e crescido no Japão, não tinha consciência de ser coreano.
Não falava coreano nem sabia ler hangul.
Nunca tinha ido à Coreia do Sul, pelo que não me identificava com a designação de «compatriota» quando os coreanos a usavam para se referirem a mim.
Por outro lado, nunca tinha sido intimidado nem discriminado por causa da minha nacionalidade.
As pessoas que se autodenominam «liberais» tendem a agir com a ideia preconcebida de que «coreano residente no Japão = pessoa discriminada».
Quando lhes digo que nunca fui discriminado simplesmente por ser coreano residente no Japão, respondem: «Mas deve ter acontecido pelo menos um bocadinho, não?».
Assim, tentam obrigar-me a falar sobre isso.
No entanto, é raro encontrar um país como o Japão, sem discriminação por nacionalidade ou raça.
Se alguma discriminação existe, é talvez a discriminação de género.
Sei por experiência própria que o Japão é uma sociedade em que as mulheres têm a posição dominante (risos).
Se não sentia grandes inconvenientes por ter nacionalidade sul-coreana, porque me tornei japonês?
O que me levou a fazê-lo aconteceu durante o governo do Partido Democrático do Japão.
O primeiro-ministro Yukio Hatoyama mudou repetidamente de posição sobre a transferência da base militar, levando as relações entre o Japão e os Estados Unidos ao seu pior estado.
O primeiro-ministro seguinte, Naoto Kan, deu um espetáculo deplorável perante a grande catástrofe de 11 de março.
O governo de Yoshihiko Noda, apoiado pelo Ministério das Finanças, decidiu aumentar o imposto sobre o consumo.
O governo do Partido Democrático do Japão recorreu a todos os meios para prejudicar o Japão, mas o mais chocante foi o incidente da colisão do barco de pesca.
Um barco de pesca chinês colidiu com um navio-patrulha da Guarda Costeira do Japão, e o capitão foi detido.
No entanto, lembro-me de ter ficado estupefacto ao saber que o capitão tinha sido subitamente libertado.
Se isto continuar, o Japão será destruído.
Ao mesmo tempo que senti essa ameaça, percebi o quanto amava este país e decidi naturalizar-me japonês juntamente com toda a minha família.
Foi o momento em que despertei para a minha identidade como japonês.
Joseon, Império Coreano, Império do Japão, Coreia do Sul, Joseon e, finalmente, Japão.
A «viagem pelas nacionalidades» da família chegou ao fim.
Ao tornar-me japonês de ascendência coreana, a minha «posição interior» ficou claramente definida.
Agora posso expressar livremente e sem receios as minhas opiniões políticas.
Takeshima é território inerente ao Japão!
Continua.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Please enter the result of the calculation above.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.